A partir desta terça-feira (14) a secretaria municipal de Saúde de Londrina vai começar a aplicar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em crianças de oito anos a 11 anos. Anteriormente, por conta da quantidade, a terceira dose estava liberada apenas para meninos e meninas até os sete anos. A pasta recebeu cerca de 1.500 doses da Pfizer infantil.

A aplicação será por agendamento no site da prefeitura (www.londrina.pr.gov.br/), com duas UBS (Unidades Básicas de Saúde) destacadas por região e em dias pré-determinados. “Essa medida é para conseguir otimizar essas vacinas, que chegaram num número insuficiente em relação ao número de crianças a serem vacinadas. Estamos fazendo a liberação (para agendar) de todas as crianças”, detalhou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

A secretaria estima que sejam aproximadamente 9.400 crianças na faixa etária de 8 a 11 anos que podem ser vacinadas. No entanto, a busca tem sido praticamente ínfima das doses para público infantil. Na semanapassada, por exemplo, Londrina retomou a imunização com Pfizer baby paramaiores de seis meses de vida e menores de três anos.

No primeiro dia, apenas quatro vacinas foram aplicadas com uma agenda para mais de 100. “A procura é muito baixa e aquém da nossa expectativa. É direito receber a dose de reforço”, alertou. “O Ministério da Saúde recomendou que as crianças de três e quatro anos que tomaram a vacina da Coronavac recebam uma dose de reforço, o que também já está liberado no site da prefeitura”, acrescentou.

SEM MUTIRÃO

Segundo Machado, não estão previstos mutirões na tentativa de atrair as famílias para vacinarem as crianças. “Esse método adotamos quando a procura é muito grande, de modo que as vagas rapidamente se esgotam. Mas o nosso cenário é de procura muito baixa, para uma logística complexa, em que é preciso deslocar equipamentos, servidores. Acaba até sendo frustrante para os servidores todo um aparato e não receber a população”, elencou.

UBS QUE VÃO VACINAR CRIANÇAS:

CENTRO

- Guanabara – terça-feira

- Vila Nova – quarta e sexta-feira

OESTE

- Panissa – quarta-feira

- Santa Rita – quinta-feira

NORTE

- Vivi Xavier – terça-feira

- Maria Cecília – quinta-feira

SUL

União da Vitória – sexta-feira

Piza – terça-feira

LESTE

- Ideal- quinta-feira

- Ernani – quarta-feira

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.