Quase um mês desde o lançamento da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, Londrina segue longe do número ideal de crianças de um a quatro anos protegidas, que é de 95%. Até o início desta semana, somente 25% do público-alvo, 30 mil meninos e meninas, haviam se imunizado. Diante da baixa adesão em todo o território nacional, O Ministério da Saúde prorrogou a campanha até o final deste mês.

Secretário municipal de Saúde, Felippe Machado ressaltou que a cidade já teria condições de ter ultrapassado 90% de cobertura vacinal. “Muitas das novas gerações não conviveram com a paralisia infantil, não sabem o mal que essa doença causa. Não conviveram por conta da conscientização que as gerações passadas tiveram. Fazemos um chamado para toda a população sobre a importância da vacina”, pontuou.

LEIA TAMBÉM:

= Londrina tem mais dois casos de varíola dos macacos confirmados

Para tentar reverter os números, a pasta vai promover algumas ações nesta semana. Nesta quarta-feira (7), feriado da Independência do Brasil, servidores irão vacinar nos shoppings Norte, Boulevard e Catuaí, das 13h às 19h. Se a medida for satisfatória, a iniciativa poderá ser repetida no sábado (10).

Já na quinta (8) e sexta-feira (10) as gotinhas serão levadas para os CEIs (Centros de Educação Infantil) e CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil).

COVID

Concomitante à vacinação da pólio, as UBS (Unidades Básicas de Saúde) seguem imunizando contra a Covid-19. De acordo com a secretaria de Saúde, das cerca de sete mil doses ofertadas nos postos semanalmente, apenas duas mil vagas estão sendo preenchidas.

MENINGITE

Uma criança de apenas três anos morreu por meningite pneumocócica em Londrina. Inicialmente, a garota teria sentido dores no ouvido, foi internada em um hospital da cidade, porém, não resistiu e foi a óbito na semana passada. Neste ano, 16 crianças foram diagnosticadas com a doença na cidade. Em 2020 foram 38 e no ano passado 36, com quatro e duas mortes por outras causas, respectivamente.

“É uma doença em que nos últimos anos os casos permanecem estabilizados. Infelizmente registramos óbito recente na cidade, mas nada que mostre nesse momento uma necessidade ou ação específica em relação a isso”, comentou.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.