Uma parceria entre o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova, área central de Londrina, e um grupo de advogados vai oferecer atendimento jurídico gratuito à população em geral e não apenas que vive na comunidade. O projeto “Direito e Cidadania” vai começar neste sábado (30) e será realizado das 8h30 às 11h, no salão paroquial, na rua Grajaú, 257. A ideia é que a iniciativa aconteça por quatro sábados seguidos e, a depender da demanda, a cada 15 dias posteriormente.

Os quatro profissionais atuam em diferentes áreas do direito. “Iremos auxiliar a comunidade tirando dúvidas e fazendo os encaminhamentos necessários, via extrajudicial ou até judicialmente. Vamos tirar dúvidas sobre documentação, benefícios previdenciários, aposentadoria, isenção de impostos como IPVA ou IPI na compra de veículos, além de questões ligadas a medicamentos. Estaremos à disposição para dar os caminhos, indicar os processos”, detalhou a assistente jurídica Karina Cavalcanti Coelho, coordenadora do projeto.

LEIA TAMBÉM:

+ Nossa Senhora ganha nova coroa com a ajuda da comunidade londrinense

+ Prefeitura de Londrina realiza teste para contratar 33 profissionais

Segundo o presidente do Centro de Ação Social Mãe Aparecida, serão ofertadas, no máximo, 40 vagas por fim de semana e é necessário o agendamento prévio via telefone. “São pessoas que não têm acesso ao direito e muito menos informações. Pessoas com pouca instrução, muitas idosas, e sem condições de procurar um advogado e pagar a consulta”, destacou Alex Souza. “Alguns casos poderão ser resolvidos na hora, enquanto que outros vão demandar abertura de processo. Estamos fazendo o papel social que cabe à Igreja”, acrescentou.

Os advogados que vão atuar na assessoria jurídica também são professores na rede pública. “O projeto nasceu de uma parceria do Santuário com o Lions Club, em que propus esse atendimento voluntário de assistência e informação jurídica”, contou Karina Coelho. “É gratificante fazer parte de uma ação social tão grande, que irá trazer informações para nossa comunidade e trabalhar com grandes profissionais da área faz com que o projeto se torne ainda maior”, valorizou.

OUTROS PROJETOS

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida também tem promovido outras ações sociais. Recentemente, um acordo com uma universidade particular da cidade resultou no atendimento psicológico de alguns moradores. O objetivo da igreja é intensificar as cooperações e atrair mais voluntários. “Profissionais liberais, empresários, pessoas que podem se doar um instante. Queremos ampliar os atendimentos em saúde, temos espaço, a força do Santuário”, ressaltou Souza.

SERVIÇO - Quem quiser agendar atendimento jurídico pode entrar em contato pelo número (43) 98492-6453. Quem quiser ofertar projetos voluntários ao Santuário pode entrar em contato pelo (43) 3329-1039.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.