A Prefeitura de Rolândia registrou nesta quinta-feira (4) duas mortes pelo novo coronavírus. Com os novos óbitos, a cidade já contabiliza três mortes pela Covid-19. A primeira ocorreu nesta quarta-feira (3). Os pacientes que faleceram nesta quinta eram homens, um de 81 anos e outro de 78.

O HU reportou a morte do idoso de 78 anos, que apresentava comorbidades - doença renal crônica, tuberculose tratada e imunodepressão.

O paciente teve o diagnóstico do novo coronavírus no dia 26 de maio, um dia depois de dar entrada no HU com piora dos sintomas de tosse e dispneia. Antes de ser transferido, ele havia passado duas vezes por avaliação em Rolândia.

No dia 28 de maio, ele apresentou dificuldade para se alimentar e teve piora da função renal. Dias depois, teve piora do padrão respiratório e apresentou sintomas como aceleração do ritmo respiratório, tosse e rebaixamento do nível de consciência.

Nesta quinta-feira (4), o caso foi considerado gravíssimo, com a piora dos quadros respiratório e clínico e dos exames laboratoriais. O óbito do paciente ocorreu no mesmo dia.

O outro paciente, de 81 anos, na verdade é de Arapongas, mas estava em quarentena em uma instituição de idosos de longa permanência de Rolândia. Ele teve passagens pelo Hospital da Providência, em Apucarana, e pelo Hospital San Rafael, em Rolândia, mas o exame para a Covid-19 em ambas as instituições deu negativo. A confirmação do novo coronavírus só aconteceu no HU de Londrina, onde ele veio a óbito nesta quinta-feira (4).

Os idosos da instituição onde o paciente estava foram testados, mas todos os exames deram negativo, informou o HU.

A primeira morte de morador da cidade foi registrada nesta quarta-feira (3), também no HU. Era uma mulher de 76 anos, que havia sido internada na Santa Casa de Londrina para uma cirurgia no fêmur, em 13 de maio.

O caso ganhou gravidade e durante sua internação na UTI a paciente acabou contraindo o coronavírus. Ela foi transferida para o HU no dia 19 e foi intubada no dia seguinte. O caso se manteve com gravidade até a manhã desta quarta, quando ela foi a óbito.