Uma forte chuva, acompanhada de vendaval e queda de granizo, atingiu o distrito de São Martinho, em Rolândia (Região Metropolitana de Londrina), na madrugada desta segunda-feira (2), provocando danos em residências, lavouras, estradas e na rede de energia elétrica.

Desde as primeiras horas da manhã, equipes da Defesa Civil, em parceria com secretarias municipais e a Copel, atuam em uma força-tarefa para atender as ocorrências e minimizar os impactos.

Imagem ilustrativa da imagem Rolândia contabiliza estragos causados por temporal em São Martinho
| Foto: Divulgação/Prefeitura de Rolândia

Vila Rural

A Vila Rural foi a região mais afetada. Até o momento, foram removidas quatro árvores de grande porte que caíram, além de mais de 50 galhos quebrados ou parcialmente danificados. Sete famílias receberam lonas para a proteção de suas residências. Cinco imóveis tiveram destelhamentos parciais em decorrência do vendaval e outros dois foram atingidos pela queda de árvores sobre os telhados.

A aproximadamente um quilômetro de São Martinho, na PR-170, também houve queda de postes, comprometendo o fornecimento de energia elétrica. Apesar dos danos a energia elétrica já foi reestabelecida no distrito.

Ao longo do dia os trabalhos foram concentrados na desobstrução das vias, no atendimento às famílias atingidas e no suporte às demais ocorrências provocadas pelo temporal, encerrando no começo na noite.

Leia mais:

Volumes acumulados

De acordo com os registros pluviométricos de 1º de novembro, os volumes acumulados em diferentes localidades de Rolândia foram:

* São Martinho: 80 mm

* Belanção: 65 mm

* Deizinho: 55 mm

* São Rafael: 50 mm

* Tucum: 85 mm

* Ceboleiro: 70 mm

* Bartira: 75 mm

* Caramuru: 75 mm

Imagem ilustrativa da imagem Rolândia contabiliza estragos causados por temporal em São Martinho
| Foto: Divulgação/Prefeitura de Rolândia

Alerta para tempestades severas

A Defesa Civil de Rolândia e o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) alertam para a possibilidade de tempestades severas na região Norte do Paraná, incluindo Rolândia, entre esta quarta-feira (4) e a madrugada de quinta-feira (5).

De acordo com o Boletim de Gestão de Riscos nº 047/2026, a previsão é de chuva forte em curto espaço de tempo, rajadas de vento pontualmente severas, descargas elétricas atmosféricas e possibilidade de granizo. A atenção deve ser redobrada a partir da tarde desta quarta-feira.

As condições climáticas podem provocar queda de galhos e árvores, alagamentos, destelhamentos, danos em plantações e redução da visibilidade nas estradas.

A Defesa Civil orienta a população a evitar áreas abertas durante as tempestades, não se abrigar debaixo de árvores e manter distância de postes, placas e estruturas metálicas. Também é importante retirar veículos de locais sujeitos a alagamentos e acompanhar os comunicados oficiais.

Contatos:

Defesa Civil de Rolândia: (43) 99166-0402

Emergências: 199 (Defesa Civil) | 193 (Corpo de Bombeiros)

(Com informações da PMR)

mockup