A semana que antecede o feriado de Finados, celebrado na terça-feira (2), tem sido de intenso movimento nos cemitérios municipais de Londrina. O motorista aposentado Alcino Castelo, por exemplo, pintou o túmulo onde estão enterrados os pais na semana passada e nesta quarta-feira (27) aproveitou para lavar. “Com a chuva do fim de semana estava com bastante terra. Tirei tudo, joguei água e agora está tudo ordem para as visitas na semana que vem”, contou.

Imagem ilustrativa da imagem Reta final para pintura e limpeza dos túmulos em Londrina
| Foto: Pedro Marconi - Grupo FOLHA

Esta quarta foi o último dia para que os concessionários de jazigos na cidade promovessem reformas. Nesta quinta-feira (28) vence o período para pinturas e na sexta (29) o prazo para limpeza. As atividades voltarão a ser liberadas no dia posterior ao feriado. No ano passado, por conta da pandemia de coronavírus, cerca de 30 mil pessoas foram aos cemitérios. Número bem inferior aos outros anos.

Em 2021, com o avanço da vacinação, a Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina) projeta que o movimento volte a crescer. “Esperamos sempre perto de 100 mil pessoas. Ano passado foi atípico. Temos trabalhado para manter tudo da melhor forma possível, com limpeza. Foi montada uma força-tarefa, reunindo outras secretarias e autarquias, para retirar árvores que caíram com o temporal do fim de semana, recuperação de parte elétrica”, destacou Péricles Deliberador, superintendente da Acesf.

Na terça-feira, os 13 cemitérios municipais, sendo cinco na área urbana e oito na zona rural, estarão abertos das 8h às 18h. “Será disponibilizado álcool em gel e recipientes para que seja colocado o plástico de velas e flores. Pedimos para as pessoas usarem máscara e que sejam cuidadosas. Sabemos que mesmo que a pandemia tenha diminuído, temos que seguir nos resguardando”, lembrou. Plantas artificiais são proibidas, já que podem acumular água parada, servindo de criadouros para o mosquito Aedes aegypti.

No dia de Finados haverá apenas uma missa, às 9h, no cemitério São Pedro. O momento religioso será celebrado pelo arcebispo da Arquidiocese de Londrina, dom Geremias Steinmetz. Servidores públicos vão ajudar quem tiver dúvidas sobre a localização exata do jazigo.

FURTOS

Com sete parentes enterrados no cemitério Jardim da Saudade, o maior da cidade, as irmãs e sobrinha Vera Casarin, Ireneri Pereira Alves e Ana Paula Alves, respectivamente, também lavaram a sepultura da família na tarde de quarta-feira. Há algumas semanas elas tiveram que repor alguns objetos que tinham sido levados por criminosos, como alças de bronze e até as placas de identificação dos mortos.

Imagem ilustrativa da imagem Reta final para pintura e limpeza dos túmulos em Londrina
| Foto: Pedro Marconi - Grupo FOLHA

“Arrombaram a porta que fica na parte de trás do túmulo e pegaram as placas. Agora, colocamos placas de azulejo e alças de alumínio na expectativa de que não furtem mais. Tentamos manter sempre arrumado, mas desanima, porque não respeitam. Daqui a pouco vão pegar até o mármore. Parece um problema sem solução”, lamentaram.

PROJETO

Segundo Péricles Deliberador, um projeto-piloto deverá ser apresentado ainda este mês para o prefeito Marcelo Belinati. A proposta é para instalação de um sensor de presença e câmeras, começando pelo cemitério São Pedro. A proposta vem sendo desenvolvida em parceria com a GM (Guarda Municipal) e a CTD (Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento). “Acreditamos que isso vai melhorar a segurança dentro dos cemitérios. O sensor e as câmeras ficarão interligados à guarda e a CTD, ativando sempre a partir das 18h”, explicou.

Caso o programa receba parecer favorável, a promessa é de que entre em funcionamento no começo do ano que vem.

GRAFITE NO MURO

Está previsto para o fim de semana um festival na zona norte de Londrina, com a pintura com grafite do muro do Jardim da Saudade na parte da avenida Saul Elkind. Aproximadamente 50 artistas, inclusive de outros estados do País, irão participar.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.