A rua Gino Tamiozzo (zona norte de Londrina), que liga os bairros Novo Amparo, Moema, Santa Luzia até a avenida Angelina Ricci Vezozzo, foi renovada e agora passa a contar com pavimentação asfáltica, calçadas com acessibilidade e piso tátil, meio-fio, ciclovia, sinalização horizontal e vertical, iluminação pública em LED, sistema de drenagem da água da chuva, arborização e gramado. O trânsito na via foi liberado nesta segunda-feira (4).

Imagem ilustrativa da imagem Renovada, rua Gino Tamiozzo tem trânsito liberado
| Foto: Vivian Honorato - N.Com

Antes, a rua não contava com infraestrutura e nem sistema adequado para a drenagem, o que causava transtornos em dias de chuva. As obras deram mais mobilidade para motoristas e pedestres, além de garantir segurança e conforto para aqueles que trafegam pelo local.

MURO DA EPESMEL

Outra intervenção realizada foi a demolição de um muro da Epesmel (Escola Profissional e Social do Menor de Londrina) e a desapropriação amigável de 4.820 metros quadrados, correspondentes a um pedaço do terreno da instituição. Para tanto, a Prefeitura fez o pagamento por meio de em permuta de outras áreas, no valor de R$ 18 mil.

“O traçado original não conseguia chegar de uma maneira adequada até a rodovia, por falta de espaço, porque tem a ferrovia e alguns pontos de tensão. O traçado mais seguro passava dentro do terreno da Epesmel, de forma lateral e foi o executado. A Epesmel entendeu as vantagens para a cidade e colocou todos os esforços para fazermos a regularização da área. Então, aqui deixamos nossos agradecimentos pela compreensão e colaboração”, explicou o secretário municipal de Gestão Público, Fábio Cavazotti.

Com parte do terreno da Epesmel, a Prefeitura de Londrina conseguiu construir um desvio na própria Gino Tamiozzo, fazendo ligação da rua com a BR-369 e conectando-a com a Avenida Angelina Ricci Vezozzo, de onde os motoristas e pedestres também podem acessar a via revitalizada.

“Fomos envolvidos em uma cooperação, porque era impossível ter um acesso direto à rodovia, por isso renunciamos ao valor compensatório de parte do nosso terreno. Antes, aqui era perigoso. Hoje, as crianças, os jovens e os adolescentes vêm a pé ou de bicicleta à escola e têm um caminho muito mais seguro e tranquilo”, comentou o padre Esvildo Valentino Pelucchi, diretor-presidente da Epesmel.

LEIA TAMBÉM:

- Passagem no Bosque de Londrina será interditada a partir de quinta-feira

“São mais de 40 anos que a população reivindicava essa obra. Antes, não tinha acesso para as pessoas saírem e entrarem no bairro. Agora, tem calçada ampla, galeria de água para evitar o alagamento e com acesso à BR 369. A população tem mais conforto e qualidade de vida”, disse o prefeito Marcelo Belinati.

Com as obras da Prefeitura de Londrina, Rua Gino Tamiozzo passa a contar com mais 14 novas luminárias LED. Além delas, outras 12 já haviam sido instaladas no mesmo padrão, totalizando 720 metros de extensão da via totalmente com LED. Para as obras, a Prefeitura investiu cerca de R$ 1,9 milhão. A empresa responsável por executar os serviços foi a Obra Prima Engenharia Ltda, vencedora de licitação. (Com informações do NCom)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1