O Rafael Henrique Mendes, 7, não via hora de voltar à escola. “Estava com vontade de vir estudar. Estava com saudades das professoras”, contou o aluno do 3º ano do ensino fundamental da escola municipal Anita Garibaldi, no jardim Espanha, zona leste de Londrina. Outro motivo de ansiedade era rever o amigo Pedro Santos, 8. Os dois se encontraram logo na entrada. “É muito bom vir para a escola, poder aprender e conviver com os amigos”, destacou Pedro.

Os dois garotos fazem parte dos cerca de 46 mil alunos da rede municipal que retornaram às aulas nesta segunda-feira (5) em 121 unidades escolares, incluindo as filantrópicas. Os pais também estavam animados com os filhos retomando à rotina. “É importante as crianças estarem na escola, ocupando a cabeça, aprendendo. Sem estudo não somos nada”, frisou a pensionista Cleonice Leme, que a partir de agora, diariamente, vai levar e buscar o bisneto Rafael, 7.

LEIA TAMBÉM: Escolas e centros infantis de Londrina são preparados para início do ano letivo

Apesar dos estudantes já estarem nas escolas e creches, a presença dos inspetores, medida de segurança anunciada pela prefeitura no ano passado, só deve começar em 22 de fevereiro. Serão 242 profissionais que estarão nos locais durante todo o horário de funcionamento. O custo será de R$ 12,2 milhões num contrato de anos.

“Assinamos o contrato, finalizamos o processo de licitação no começo de janeiro e a empresa está terminando o exame (admissional) para que essas pessoas iniciem o trabalho. No dia 15 estes trabalhadores estarão conosco numa formação sobre escola, em que vamos explicar o dia a dia da escola, como será a função deles”, projetou Maria Tereza Paschoal de Moraes, secretária municipal de Educação.

Entre os principais trabalhos dos inspetores está o controle de acesso das pessoas às unidades. “Vão abrir e fechar portão, receber fornecedor, entregador, visitantes, a pessoa que procura a escola para fazer uma matrícula. Depois, com o portão fechado, vai ficar pela escola, andar bastante, cuidar de todo o espaço. Porque o professor está na sala de aula, o diretor está sempre com muitas demandas, então, é mais uma pessoa para cuidar”, elencou.

SEGURANÇA

Para as famílias, o reforço na segurança é fundamental após episódios de violência registrados no ambiente escolar no ano passado. “Precisa mesmo de alguém para vigiar, porque no atual momento que vivemos, todo cuidado ainda é pouco. Existe muita gente na rua querendo fazer mal com as crianças”, comentou a diarista Edileusa dos Santos Sutil, que tem um bisneto, João Guilherme, 7, matriculado na rede municipal.

Alunos receberam material escolar, bolsa e uniforme de verão, disponibilizados pelo município; kits são personalizados de acordo com a idade e série
Alunos receberam material escolar, bolsa e uniforme de verão, disponibilizados pelo município; kits são personalizados de acordo com a idade e série | Foto: Pedro Marconi

MATERIAL ESCOLAR

Nesta volta das aulas os alunos receberam material escolar, bolsa e uniforme de verão, disponibilizados pelo município. Os kits são personalizados de acordo com a idade e série, com imagens dos personagens do programa VIDA, contemplando os meninos e meninas do berçário (CB, C1 e C2), pré-escola (P4 e P5) e do 1º ao 5º ano. O investimento total é de R$ 14,8 milhões.

“Isso gera economia no orçamento das famílias”, constatou o prefeito Marcelo Belinati, que participou da entrega simbólica dos objetos nesta segunda na escola Anita Garibaldi. “Fora isso está sendo feita a reforma de todos os prédios de escolas municipais, a ampliação e construção de novas escolas e creches, foram implementados os coordenadores pedagógicos e os psicólogos, tem o processo de qualificação e formação dos professores.”

Imagem ilustrativa da imagem Rede municipal em Londrina volta às aulas à espera dos inspetores
| Foto: Pedro Marconi

MELHORIAS

Segundo Maria Tereza Paschoal de Moraes, durante o último período de férias 28 unidades passaram por grandes manutenções, como troca de piso, telhado e pintura. Para março está previsto a ordem de serviço para a reconstrução de cinco novas escolas que hoje têm parte da estrutura de madeira: Hikoma Udihara (leste), Carlos Zewe Coimbra (leste), Francisco Pereira de Almeida Júnior (leste), Mábio Gonçalves Palhano (sul) e Nina Gardemann (oeste).

Durante a reforma, as crianças terão que ser remanejadas para outros lugares. “Temos um planejamento para em todo mês de fevereiro dar conta da mudança das crianças para outros prédios”, explicou. O primeiro semestre letivo terá aulas até cinco de julho. Depois das férias, o segundo semestre começará no dia 24 de julho e vai encerrar em 21 de dezembro.