Objetos antigos em perfeito estado de conservação são admiráveis. Sobre quatro rodas então, são cultuados. Durante o fim de semana, quem gosta de carros e motos antigos terá o que fazer durante o 1° Dia Municipal do Antigomobilista, que será realizado no gramado do Centro Cívico Bento Munhoz da Rocha Neto, localizado na Avenida Duque de Caxias, 635, em Londrina. A programação começou no sábado de manhã e segue durante todo o domingo (25), das 8h às 17h, no mesmo local.

Além das preciosidades expostas, o comércio de artesanato londrinense, as opções de brinquedos para as crianças, praça de gastronomia e os shows também são atrativos do 1° Dia Municipal do Antigomobilista. Para o organizador do evento e presidente do Clube dos Opaleiros de Londrina, Denis dos Santos Goulart, 48, a população irá ficar contente com a programação.

De olho na movimentação do evento, Goulart encontra oportunidade para mostrar a sua caravan de 1990, exposta no gramado. "É um carro de família. Espaçoso, confortável e flexível. Eu e minha esposa dormimos nela essa noite, é um utilitário e eu namorei esse carro por muito tempo em Londrina e em 2017, quando consegui comprar, estava rodando em Arapongas (Região Metropolitana de Londrina) e me sinto realizado", conta.

Opala 1976 do engenheiro agrônomo Vitor Barros tem 4 cilindros e bloco original
Opala 1976 do engenheiro agrônomo Vitor Barros tem 4 cilindros e bloco original | Foto: Walkiria Vieira - Grupo Folha

'PAIXÃO BRASILEIRA'

O porteiro e jogador de futebol americano Marcos Vinícius Travassos, 26, levou para o evento o seu opala dourado 86. A paixão por opalas começou quando Travassos tinha 10 anos de idade e estava na companhia do pai. "Elegância, luxo e uma paixão brasileira", resume o jovem. Ele conta que, por onde passa, o veículo chama a atenção de transeuntes e motoristas. "Terminamos o motor eram quase meia -noite para trazer ele perfeito", alegra-se.

A feira de carros antigos é também cercada de curiosidades e permite conhecer um pouco da história e evolução da frota nacional. Veraneio, F1000, fusquinhas, jipes, doges e até um aerowillys 2600 está à disposição do público.

'ELAS PIRAM'

O engenheiro agrônomo Vitor Barros, 33, chegou ao evento na primeira hora e o seu carro promete ser um dos mais admirados pelos visitantes.

Marcos Vinícius Travassos, opala dourado 1986: "Elegância, luxo e uma paixão brasileira"
Marcos Vinícius Travassos, opala dourado 1986: "Elegância, luxo e uma paixão brasileira" | Foto: Walkiria Vieira - Grupo Folha

Barros relata que faz parte do clube ser sociável, por isso, diante dos pedidos de fotos, é solícito. Conta também que as crianças ficam entusiasmadas e pedem até para sentar no banco do motorista e simular que estão dirigindo. "Elas piram". O opala 76 de Vitor é um laranja solar, segundo o documento e tem diferenciais: "Além da cor original, o motor é quatro cilindros de bloco original com uma modificação na turbina e isso gera mais potência", explica.

Costumeiramente bem cuidado, em dias de desfile, o opala ganha cuidados especiais. "Um pretinho básico no pneu", brinca. O GM é ainda equipado com um virabrequim, o que faz o motor gerar mais cilindradas. Esse ostenta 2800 e está entre os 300 carros antigos que podem ser vistos no evento que reúne diferentes gerações.

Detalhes dos carros são atração à parte: opala 76, laranja solar, como modificação turbinada
Detalhes dos carros são atração à parte: opala 76, laranja solar, como modificação turbinada | Foto: Walkiria Vieira - Grupo Folha

LEIA TAMBÉM:

= Internautas escolhem o nome Graça para garça do Arthur Thomas

= Prefeitura de Londrina define locais dos prontos atendimentos

Programa para o fim de semana todo

Música, gastronomia, artesanato e espaço kids integram o convite para todos participarem da feira. Os carros antigos estão expostos no gramado em frente à Prefeitura de Londrina e a população pode estacionar os veículos nas ruas do entorno do Centro Cívico.

Ao todo, 14 clubes de Londrina e outras cidades da região, como Porecatu, Cornélio Procópio, Astorga, Arapongas, Apucarana, Cambé e Ibiporã, além de Presidente Prudente (SP), estão no espaço. Somente do grupo Opaleiros de Londrina foram confirmados 55 veículos e, da equipe Quadrados, outros 50. Além deles, os organizadores acreditam que cada grupo leve cerca de 10 carros.

Entre os veículos esperados estão os clássicos, como o Thunderbird, Fairlane, Cadillac, Karmann Ghia, Ferrari 1988, Ford 58 e Ford 50, Chevette, Fusca, um caminhão Mac 1952 e muito mais. “Nós queremos que esse encontro se torne uma referência para o Brasil, assim como é o encontro de Águas de Lindoia, que acontece na beira do lago da cidade e que reuniu, só no último encontro, mais de 2 mil veículos. É um evento para reunir toda família e rever os amigos, colecionadores de outros clubes e da região”, diz Goulart.

Mercado de Pulgas

Além da exposição dos carros e motos antigos, será montado um mercado de pulgas para comercializar e trocar peças de carros antigos e adornos. São dez food trucks e barracas de comida, com opções como churros, cachorro-quente, hambúrguer, batata frita e pastel; feira de adoção de animais; aferição da pressão arterial e testes de glicemia feitos pela Hospitalar; apresentação do cantor Georgetown, que é cover do Elvis Presley; e exposição de artesanatos.

No sábado, às 15h, a Banda Garm fará um concerto. Na sequência, a partir das 17h30, terá início a apresentação da Banda Led Lights e encerrando a noite, às 19h, haverá um cover de Elvis Presley. No domingo, às 10h, a música ficará por conta das bandas Viking do Sertão e Cigarra. Às 12h, haverá um desfile das mulheres que se vestem com roupas dos anos 60, integrantes do grupo PIN UP Red Feet. Às 13h, o artista Samuka trará um show acústico e, às 15h, será a vez da banda Vídeo K7, que seguirá até o encerramento do evento.

Imagem ilustrativa da imagem Raros e apreciados, carros antigos são atração de evento em Londrina
| Foto: Walkiria Vieira - Grupo Folha

Dia do Antigomobilista – O Dia Municipal do Antigomobilista foi instituído pelo prefeito Marcelo Belinati em 5 de junho deste ano, visando mostrar para a sociedade a importância dos encontros de apaixonados por carros antigos em Londrina.

Entre outros objetivos, o antigomobilismo é um movimento que busca a restauração, conservação e exibição de automóveis clássicos antigos. A paixão dessas pessoas movimenta a economia local e ainda ajuda outras pessoas, visto que em todos os encontros arrecadam-se alimentos para doação às instituições de caridade.

De acordo com a Lei Municipal nº 13.406/2022, dia 3 de outubro é considerado o Dia Municipal do Antigomobilista. Devido às eleições federais de 2022, neste primeiro ano de comemoração, a celebração ficou para o último fim de semana de setembro. Em Londrina, todo primeiro domingo do mês, das 8h às 14h, é realizado o encontro de carros antigos “Londrina Classic Show”, no estacionamento do Boulevard Shopping Londrina, aberto ao público. Na cidade, há alguns clubes ligados à área como o Quadrados Londrina, Kustom Garagem e Opaleiros Londrina, que solicitaram a criação da data.

A festividade do fim de semana conta com apoio do Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina, CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização e das secretarias municipais de Fazenda e Ambiente. (Com N.Com)

---

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1