A Prefeitura de Londrina definiu em quais locais vai construir os três novos PAM (Prontos Atendimentos Municipais). No final de maio, o prefeito Marcelo Belinati anunciou a construção das unidades nas regiões leste, sul e norte após uma reunião com o governador Ratinho Junior, em Curitiba. Desde então, o município vem mantendo sigilo quanto aos endereços.

No entanto, a reportagem da FOLHA apurou e confirmou com fontes do poder público, com exclusividade, que os prédios ficarão na rua João Stringheta, no jardim São Pedro (leste); na avenida Guilherme de Almeida, 2.260, no parque Ouro Branco (sul); e no final da avenida Saul Elkind, na altura do jardim Padovani (norte).

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Atualmente, os projetos passam por etapas burocráticas e de liberação de áreas para que sejam enviados ao Governo do Estado, que bancará as edificações, que são orçadas em aproximadamente R$ 3 milhões cada. O município está terminando o levantamento topográfico das áreas que serão ocupadas, que deverão ter cerca de três mil metros quadrados. A previsão é de nove meses de obras, a partir da assinatura da ordem de serviço.

As edificações terão as mesmas dimensões de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), mas diferentemente da Sabará e jardim do Sol, quem vai manter os prontos atendimentos será o município, com 100% de recursos próprios.

A prefeitura vem destacando que os prédios irão descentralizar e facilitar os atendimentos, já que a cidade conta com apenas três unidades que funcionam 24 horas. Além das duas UPA, também tem o pronto atendimento do Leonor.

LESTE

Na região leste, o PAM ficará em frente a alguns prédios, nas proximidades da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Moradores cobram há anos a construção de um serviço de saúde que atenda durante todo o dia e chegaram até a fazer abaixo-assinado, em 2020.

Na avaliação do porteiro aposentado Rubens dos Santos, a escolha pelo lugar foi positiva. “Essa região cresceu muito e até para irmos no posto de saúde estamos longe”, comentou.

Morando num apartamento perto da área há cinco anos, ele chamou atenção para questões de trânsito que terão que ser resolvidas com a unidade saindo do papel. “O trânsito aqui já é intenso e vai aumentar ainda mais. O certo é colocar um quebra-molas na rua (João Stringheta), pois, os carros descem em alta velocidade e hoje já é um perigo. Tem a faixa de pedestres na avenida dos Pioneiros que é muito próxima da saída da rotatória e também é um risco”, elencou.

SUL

O PAM da zona sul vai ocupar um terreno ao lado da recém-construída capela mortuária, onde funcionava a sede da antiga usina de asfalto da Pavilon. No espaço, inclusive, existem dois imóveis abandonados, que foram pichados e depredados. “A noite essas casas viram mocós. Tem pessoas que dormem, outras consomem drogas. É bem feio”, contou uma comerciante, que pediu para não ter o nome divulgado.

Para o vendedor Gilmar Castro, o pronto atendimento vai otimizar o tempo e o dinheiro de quem precisa de médico, por exemplo, no final da noite e da madrugada. “O Hospital da Zona Sul fica aqui perto, mas não é toda a doença que eles atendem de quem procura ajuda direto. Esse pronto atendimento vai ser bom para nós, porém, precisa virar realidade logo e ter médico para atender, porque do contrário não vai adiantar nada”, ressaltou.

O Pronto Atendimento na zona sul irá ocupar um terreno onde funcionou o Pavilon
O Pronto Atendimento na zona sul irá ocupar um terreno onde funcionou o Pavilon | Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

NORTE

Na zona norte, a unidade será em um terreno depois da entrada do jardim São Jorge. A prefeitura pediu a antecipação de doação da área, como contrapartida de uma loteadora que está investindo no lugar. Essa etapa está na fase de escritura. A ideia do município neste mesmo trecho é duplicar a avenida Saul Elkind, até o ponto da futura Cidade Industrial, o que dá cerca de um quilômetro.

O projeto está pronto e deverá custar R$ 6 milhões, montante que virá do governo estadual. O município estava aguardando a confirmação da contrapartida da loteadora para dar encaminhamento também nas novas pistas na via.

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