Autor do projeto de lei que pretende liberar a venda de bebidas alcoólicas nas feiras de Londrina no período das 8h às 22h – respeitando a lei seca municipal -, o vereador Matheus Thum (PP) afirmou que atendeu o pedido do representante dos feirantes, que solicitaram 180 dias de suspensão, e deverá pautar a iniciativa somente no ano que vem. Ele já havia retirado de pauta até 16 de dezembro.

O parlamentar destacou que sugeriu a alteração no Código de Posturas do Município a pedido da própria categoria. “Os feirantes nos procuram porque hoje já existe quem vende, mas de maneira irregular, sem expor o produto. Conversei com o representante das feiras livres (Silvio Costa), na época, e ele defendeu em audiência pública o projeto. Posteriormente conversamos para fazer readequações, porque existe uma preocupação de algumas pessoas em relação ao consumo”, destacou.

Thum informou que o foco do projeto não são as feiras livres, que acontecem pela manhã, mas as feiras do período que vai do final da tarde até a noite, a chamada feira da lua. “Nas feiras livres, por exemplo, poderia ter a venda do produto artesanal para o cliente levar para a casa”, ponderou. A legislação atual não proíbe o consumo de bebidas alcoólicas nas feiras, apenas a comercialização.

As possíveis adequações deverão ser feitas por meio de emendas ou substitutivos. A FOLHA mostrou nesta semana que parte dos trabalhadores de feiras livres defende um “plebiscito” para que as pessoas possam opinar sobre o tema. Além disso, a categoria tem receio de que a liberação para a venda possa atrapalhar a finalidade da feira livre. “A opinião de todos é muito bem-vinda. Acatei o pedido dos feirantes e vamos estudar juntos qual será a melhor alternativa para poder solucionar essa questão que tem conflito”, ressaltou.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.