Diretores, professores, funcionários e secretaria municipal de Educação estão, literalmente, vestindo a camisa para manter as crianças nas escolas e CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) de Rolândia (Região Metropolitana de Londrina). Há cerca de um mês o município deu início ao projeto “Criança fora da escola não pode”, para combater a evasão escolar.

“Nos pós-pandemia de Covid-19 muitos pais perderam o valor da escola. Por exemplo, se vai folgar, já não leva o filho na escola. Queremos que a escola volte a ser importante na vida da criança”, afirmou Leise Camargo, secretaria municipal de Educação.

A iniciativa funciona por meio da busca ativa de meninos e meninas que estejam com muitas faltas. O trabalho é feito a partir de três programas disponibilizados pelo Governo do Estado, que indicam a frequência das turmas de casa instituição de ensino, numa espécie de semáforo, mostrando quais escolas e creches estão com “sinal” verde – quando têm 95% de frequência -, amarelo e vermelho.

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Quando o projeto começou, por exemplo, cerca de 1.400 crianças estavam com faltas rotineiras, entre os sete mil alunos matriculados. “Fazemos a busca ativa, por telefone, mensagens. Também temos o Conselho Tutelar ajudando, Caps (Centros de Atenção Psicossocial), Cras (Centro de Referência de Assistência Social)”, detalhou a diretora de Ensino da secretaria de Educação, Silvia Unbehaun Püschel.

Os diretores têm gravado vídeos e divulgado entre as famílias e redes sociais para reforçar o papel da escola e a necessidade de as crianças participarem das aulas. “As quatro horas que a criança está na escola sabemos que está longe de importunação sexual, violência psicológica e física, uso de drogas, trabalho infantil. Além da parte educacional, sabemos que aqui elas estão protegidas”, afirmou Püschel.

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