Imagem ilustrativa da imagem Programa estadual de castração deve atender 15 mil cães e gatos
| Foto: Denis Ferreira Netto/Sedest

A Sedest (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo) do Paraná já realizou 7.840 das 15 mil castrações de animais domésticos contratadas pelo Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos. Desde julho de 2020, o programa passou por 26 municípios. A meta é realizar o procedimento em cerca de 15 mil animais até o fim deste ano.

Para a realização do programa, foram contratadas duas clínicas veterinárias por meio de pregões eletrônicos. Médicos veterinários percorrem os municípios com a estrutura das Unidades Móveis de Esterilização e Educação em Saúde. Segundo a assessoria de imprensa da Sedest, ao final de quatro anos a castração atingirá 60% dos municípios paranaenses.

O programa está no contexto da Saúde Única, que relaciona a saúde ambiental, animal e humana.“Essa iniciativa do governo do Estado em parceria com as prefeituras, por si só, já tem um potencial de sensibilização da comunidade e a gente precisa mostrar para população o quanto é importante a castração”, declara Fernanda Góss Braga, coordenadora de Recursos Naturais da secretaria e secretária executiva do Ceda (Conselho Estadual de Direitos dos Animais).

LEIA MAIS

Rede solidária em Londrina castrou mais de 2,5 mil animais

CADASTRO

Ainda é possível realizar o cadastro para atendimento na Unidade Móvel. A orientação da secretaria, devido à alta demanda em algumas cidades, é de que a população consulte a disponibilidade de cada município e o agendamento é feito diretamente na prefeitura. Cada prefeitura conveniada define os critérios de atendimento (CAD Único, protetores, OCS, animais de rua, etc) de acordo com a realidade do município.

Os municípios que ainda receberão o programa são: Paranavaí, Jandaia do Sul, Apucarana, Sarandi, Maringá, Mamborê, Bituruna, Capanema, Colombo, Foz do Iguaçu, Imbituva, Itaperuçu, Matelândia, Pinhais, Piraquara, Santo Antônio do Sudoeste, São José dos Pinhais, Alto Paraíso, Altônia, Cruzeiro do Oeste, Esperança Nova, Guaíra, Icaraíma, Iporã, Maria Helena, Mariluz, Perobal, Pérola, Santa Isabel do Ivaí e Tapejara.

SERVIÇO - Interessados devem acessar o site Piá (www.pia.pr.gov.br/), digitar na busca Pet Amigo, clicar na opção Cadastrar animal e preencher as informações solicitadas