Em cinco meses de funcionamento, o Programa de Bem Comigo já distribuiu cerca de 10 mil kits com produtos para a higiene íntima. Mulheres e adolescentes em idade menstrual recebem gratuitamente dois pacotes de absorventes (com e sem abas), um sabonete em barra, um sabonete líquido e um desodorante antitranspirante por mês.

Imagem ilustrativa da imagem Programa em Apucarana entrega  10 mil kits de higiene íntima
| Foto: Edson Denobi - PMA

O programa é desenvolvido pela Secretaria Municipal da Assistência Social e conta com o apoio da Câmara de Vereadores, através da Procuradoria da Mulher. “O programa conta com um investimento inicial de cerca de R$ 500 mil do caixa próprio do Município e foi uma indicação da vereadora e presidente da Procuradoria da Mulher, Jossuela Pirelli”, explica o prefeito Junior da Femac.

Segundo o prefeito, os kits são entregues nas escolas estaduais, no CAM (Centro de Atendimento à Mulher), Escola da Gestante e para mulheres em situação de vulnerabilidade social atendidas pelos Cras (Centros de Referência da Assistência Social) ou em situação de rua e detentas do sistema prisional.

Junior da Femac acrescenta que a entrega é mensal e atualmente atende cerca de 3 mil mulheres. Ana Paula Nazarko, secretária municipal de Assistência Social, explica como funciona a logística de entrega. “Nós recebemos os kits aqui na secretaria e depois fazemos a divisão conforme a demanda e enviamos para os locais que fazem a distribuição. Tem escola que pede 50 kits, tem outra que pede 250. Isso é muito variável e depende da demanda de cada escola ou serviço”, pontua.

A secretária lembra que uma pesquisa, realizada no Brasil em 2018 por uma das principais marcas de absorventes, mostrou que 22% das meninas de 12 a 14 anos não têm acesso a produtos menstruais. Entre adolescentes de 15 a 17 anos, o número sobe para 26%. “O Programa De Bem Comigo contribui para elevar a autoestima, o sentimento de pertencimento da sociedade e a valorização da mulher. Hoje as meninas estão iniciando o ciclo menstrual cada vez mais cedo e infelizmente muitas não sabem como proceder neste momento”, contextualiza Nazarko. (Com informações da Prefeitura de Apucarana)

LEIA TAMBÉM:
+ Pobreza menstrual: coletivos buscam minimizar as dificuldades com ações em Londrina

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1