Neila celebrou a oportunidade de receber a dose: 'muito feliz'
Neila celebrou a oportunidade de receber a dose: 'muito feliz' | Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

Servidora municipal há 25 anos, a professora Neila da Silva Biazotto, 59, nunca imaginou ter que ficar tanto tempo longe dos alunos. Há mais de um ano as aulas presenciais estão suspensas em Londrina devido à pandemia de coronavírus. Nesta quarta-feira (12), a docente da escola municipal Hélvio Esteves, na zona norte, começou a vislumbrar o dia que, enfim, poderá a ter as crianças de volta à sala de aula.

“Estava trabalhando em casa. De manhã fui para a escola atender os alunos e agora a tarde estava preenchendo planilha, fazendo planejamento e, de repente, a secretária municipal de Educação (Maria Tereza Paschoal de Moraes) me ligou e deu a ótima notícia”, contou. Neila foi a primeira trabalhadora da educação a ser imunizada contra a Covid-19 na cidade, no Centro de Imunização da Zona Norte, abrindo a nova etapa da campanha de vacinação, que agora também contempla os professores e demais trabalhadores da área.

Desde a tarde de quarta-feira o agendamento para a aplicação da dose de Oxford/Astrazeneca está liberado no site da prefeitura (londrina.pr.gov.br) para os profissionais da educação entre 55 e 59 anos, incluindo aqueles que atuam na rede privada, municipal e estadual. Neste momento estão fora os trabalhadores do ensino superior. “Fizemos uma análise nos nossos bancos de dados confrontando com as planilhas que as escolas mandaram para a secretaria de Educação. Encontramos 821 trabalhadores que estavam dentro dos critérios e já estão liberados para fazer agendamento”, explicou Felippe Machado, secretário municipal de Saúde.

O município dispõe, atualmente, de 1.460 doses direcionadas para este público. "Identificamos cadastrados um número maior que 820, porém, nem todos estavam constando nas planilhas das escolas. Existem alguns ajustes que precisam ser feitos e a secretaria municipal de Educação vai coordenar estes ajustes”, afirmou. "Gradativamente vai ser ampliada (a faixa etária), de acordo com o envio de novas doses”, destacou.

GRANDE PROCURA

Em poucos minutos desde a liberação para agendar, mais de 120 pessoas da comunidade escolar marcaram o horário para a imunização já para esta quarta-feira ou nos próximos dias desta semana. O professor de educação física Marcos Antônio Dias, da escola municipal Ruth Lemos, no conjunto Luiz de Sá, zona norte, foi uma destas pessoas. “Estava na escola de manhã, avisaram sobre o agendamento e fiquei ligado. Fui rápido. Agora dá mais segurança. Estou com muita saudade dos alunos”, disse.

Segundo a secretária municipal de Educação, a vacinação é a ação mais importante, desde o início da pandemia, no cuidado aos professores e na prevenção contra o coronavírus. “Nossa expectativa é que consigamos vacinar todos os 25 mil profissionais de educação de Londrina. Dá um grande passo para o retorno (das aulas presenciais), mas a aula (presencial) propriamente dita não tem previsão”, pontuou Maria Tereza Paschoal de Moraes.

LEIA MAIS: Prefeitura vai prorrogar decreto que suspende aulas presenciais em Londrina

“As crianças são o futuro do nosso Brasil. Estão vivendo este momento muito diferente, singular, e vão levar isso para vida toda. Os professores estão ali, junto com eles. Muitas vezes os pais saem para trabalhar e as crianças ficam em contato com o professor, tirando dúvidas e até a ansiedade”, avaliou a professora Neila da Silva Biazotto, que dá aula para o 5º ano do fundamental e também no projeto de meio ambiente na escola que leciona.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.