O professor doutor Wagner José Martins Paiva, coordenador do SAG - Serviço de Aconselhamento Genético da UEL (Universidade Estadual de Londrina), morreu neste fim de semana. O sentimento de luto tomou conta de amigos, familiares, colegas de trabalho, alunos e entidades que reconheciam o valor do trabalho do professor Wagner Paiva, como era mais conhecido.

Wagner Paiva foi fundamental para a construção do projeto da SAG: inspiração para alunos
Wagner Paiva foi fundamental para a construção do projeto da SAG: inspiração para alunos | Foto: Gina Mardones - 14/11/2018

Paiva tinha 61 anos. Segundo informações de colegas de trabalho dele, em 19 de julho foi diagnosticado com Covid-19 e chegou a ficar internado. Superou o vírus, mas, ainda de acordo com os colegas, ficou com várias sequelas e não resistiu a uma parada cardíaca. O anúncio da morte foi feito no sábado (7) e muitas mensagens de condolências ainda ocupam as redes sociais.

Paiva era admirado e respeitado não só no campo profissional, dada sua habilidade em cativar as pessoas pela sua sabedoria, em dividir conhecimentos e fino trato com todo - bem como a seriedade com que encarava os desafios da genética e os resultados que buscava para o tratamento das pessoas.

TRAJETÓRIA BRILHANTE

Londrinense, Paiva era graduado em Ciências Biológicas pela UEL e era mestre e doutor em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo. Desde 2004 era coordenador da SAG. A chefe em exercício do Departamento de de Biologia Geral da UEL, Gisele Nobrega, ressaltou sua dedicação à vida acadêmica. "No velório eram muitos os comentários sobre os trabalhos e projetos que estavam em andamento. Tinha muito a oferecer para a sociedade". Nobrega e Paiva estudaram desde 1985 juntos.

De acordo com o diretor do Centro de Ciências Biológicas da UEL, Paulo Cesar Meletti, Paiva era muito atuante. "Sua trajetória foi brilhante. Também era docente do Departamento de Biologia Geral e atuava no Centro de Ciências da Saúde, era tutor no curso de Medicina", enumera. "Seu falecimento é lamentável. Ele era a personificação do SAG, sempre esteve à frente, além de ter sido aluno e seguido a vida acadêmica na UEL. Um professor querido por todos e que fará muita falta", acrescenta Meletti.

"O Professor Wagner, além de nosso coordenador, sempre foi um amigo muito querido, de muita alegria, conselhos e ensinamentos. Fundamental para a construção do projeto e da família SAG UEL que, hoje, está em luto. Somos muito gratos por todos os imensos aprendizados. Desejamos a todos os familiares e amigos, todo o suporte nesse momento. Nossos mais sinceros sentimentos", traz a nota de pesar da equipe da SAG UEL.

O presidente do Sinduscon Paraná Norte, Sandro Marques de Nóbrega, também se manifestou sobre a perda. "O talentoso geneticista ensinava com entusiasmo e inspirou gerações de alunos que passaram pela UEL. Deixa um imenso legado, através das pesquisas, publicações e trabalho árduo. Era bom amigo. Esteio da família, a qual era extremamente devotado. Nossos sentimentos aos amigos e familiares. Que o divino consolo esteja presente nesse momento de luto."

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1