Uma boa notícia para os amantes do frio. A partir desta quinta-feira (14), a chuva deve dar uma trégua para os londrinenses e uma massa de ar frio deve chegar ao Norte do Estado, provocando uma queda nas temperaturas, de acordo com a meteorologia.

Imagem ilustrativa da imagem Preparem os casacos: Londrina terá primeira massa de ar frio do ano
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

No feriado de Sexta-Feira Santa (15), o sol deve voltar ao cenário, mas a mínima deve chegar na casa dos 14°C e a máxima de 24°C. No fim de semana, esses valores sofrerão mais uma queda, chegando à mínima de 11°C no sábado, no domingo de Páscoa e na próxima segunda-feira (18).

Em 1º de abril, os londrinenses já puderam sentir um pouco do clima de outono, quando os termômetros registram mínima de 15 °C. A agrometeorologista do IDR-PR, Heverly Morais, explica que entre os meses de abril e setembro, a chegada de massas de ar frio após períodos de chuvas se torna mais frequente.

“Resumidamente, podemos dizer que isso ocorre por alguns fatores como menor incidência solar e posição geográfica. Também vai depender do deslocamento das massas de ar frio que vêm da região Sul. Quando muda a circulação atmosférica, a chuva e o frio podem vir juntos, mas não é uma regra”, diz.

LEIA TAMBÉM:

+Outono começa com temperaturas mais agradáveis para região de Londrina

TEMPO CHUVOSO

Desde o início da semana, os londrinenses têm encarado o tempo chuvoso, assim como em outras regiões no Norte do Estado. De segunda-feira (11) até a manhã desta quarta (13), o acumulado na cidade chegou a 68 milímetros. A média histórica do mês de abril em Londrina, segundo a agrometeorologista, é de 104 mm.

Morais explica que estamos sob influência de La Niña (fenômeno natural que consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental). “O La Niña tem como característica longos períodos de seca e curtos períodos de chuva. Com exceção do mês de março e destes últimos dias, somente em outubro do ano passado tivemos chuvas significativas. A tendência é de que os registros de chuvas fiquem abaixo do normal nos próximos meses até julho”, afirma.

Imagem ilustrativa da imagem Preparem os casacos: Londrina terá primeira massa de ar frio do ano
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

FERIADO DE TIRADENTES

A previsão para a próxima semana, durante o feriado prolongado, é de um novo sistema de instabilidade em Londrina. “Podemos ter chuva a partir de quinta-feira (21) até o sábado. Já no domingo, devemos ter um frio mais intenso com mínima de 9°C, caindo para 7°C na segunda-feira (25).

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1