Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura libera eventos com até 50 pessoas em Londrina, mas estabelece restrições
| Foto: iStock

Começou a valer nesta terça-feira (13) um decreto do prefeito Marcelo Belinati (PP) que autoriza a realização de eventos sociais e corporativos em Londrina, mas somente com uma série de regras. A prefeitura fixou limite máximo de 50 pessoas. A determinação foi publicada no Jornal Oficial do Município.

Todos os organizadores e outros envolvidos deverão alertar seus contratados, colaboradores e frequentadores da necessidade de seguir à risca o decreto. As presenças de crianças, idosos, gestantes de risco e portadores de doenças crônicas continuam não sendo recomendadas.

Em relação aos eventos maiores, Belinati abriu uma exceção. Ele permitiu a limitação máxima de 150 pessoas, que não deve exceder 40% da capacidade total do local. Para essa permissão, no entanto, os responsáveis deverão comunicar a Secretaria Municipal de Saúde com no mínimo um mês de antecedência da data em que se pretende promover a cerimônia.

O decreto define que festas infantis não se enquadram nesse contexto, sendo liberadas apenas com a participação de 50 pessoas. Além da ocupação, há restrições também nos horários. O prefeito permitiu que os eventos tenham quatro horas de duração no máximo. Se outra solenidade vier na sequência, só poderá ser realizada com um intervalo de duas horas do anterior.

Marcelo Belinati proibiu o serviço de buffets ou self service, autorizando somente a distribuição de alimentos e bebidas diretamente nas mesas. Bancos, sofás e poltronas utilizados por mais de uma pessoa também estão impedidos de serem usados.

Em caso de filas, o decreto diz que a organização deverá promover o distanciamento de dois metros entre os presentes, deslocando funcionário exclusivamente para esta atividade. Brindes, kits e outros materiais foram proibidos de serem distribuídos.

Pressão

A medida é resultado de manifestações de profissionais do setor em Londrina. Em setembro, o grupo protestou na frente do prédio da prefeitura. Vestidos de preto, eles tentaram na ocasião sensibilizar o poder público de que precisavam voltar a trabalhar. Depois do protesto, entregaram um plano de retomada a Belinati.

Para a presidente do Londrina Convention Bureau, Daiana Bisognin Lopes, o decreto é um "bom começo" e deve dar um fôlego para o setor de eventos da cidade. "Claro que não resolve 100% dos problemas. A gente espera sempre mais, porque 50 pessoas, até 150 com autorização não é ideal, mas é bom começo." Na visão da presidente, eventos com 50 a 150 pessoas serão retomados e o setor vai começar a sentir melhora imediata.

Lopes esteve em reunião com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, nesta terça-feira (14) para tirar dúvidas sobre o decreto. Segundo ela, a ideia é que, a partir da publicação do documento, sejam avaliados os reflexos da liberação de eventos restritos na pandemia. Se o número de casos de coronavírus não aumentar, eventos com número maior de pessoas poderão ser autorizados na cidade. "Por isso o setor tem que estar consciente, seguir normas para que os números não aumentem."

Nicolas Thomas, proprietário do Möress Buffet e do Euphoria Eventos, diz que hoje mesmo já solicitou na Secretaria de Saúde a realização de um evento com até 150 pessoas que estava marcado para novembro. Para ele, o decreto vai ajudar sua atividade, embora muitos dos eventos deste ano já tenham sido reagendados para o ano que vem. "Ajuda muito. É um primeiro passo para a retomada. Mas ao mesmo tempo está longe do ideal em relação ao custo, à alta carga tributária. A gente não vai ter muitos eventos porque foram cancelados ou remanejados para ano que vem. É possível que novos clientes apareçam, mas o que já tínhamos de casamentos agendados para outubro, novembro e dezembro já foi reagendado."

A produtora cultural e presidente da Associação Cultural Italiana I Bravissimi Londrina, Hylea Ferraz, estava só aguardando a liberação de eventos para poder enfim realizar uma exposição cultural que estava programada. "Poder abrir para 50 a 150 pessoas já ajuda bastante. Não vai resolver muita coisa, mas só o fato de poder abrir já é alguma coisa. Hoje as pessoas estão esgotadas do on-line." Ferraz, que também coordena um grupo de meninas instrumentistas de música de câmara, resistiu ao máximo fazer apresentações gravadas. "Para o artista de cena, essa interação com o público sem o público não dá. Continuo batendo o pé, resistindo, até conseguir que haja presença de pessoas."

Para o assessor de eventos Antônio Naves, no entanto, o decreto é bem restritivo e ainda não vai permitir que todos os seus eventos sejam realizados. "Vai ajudar, mas a maioria dos eventos que faço são grandes. Vai depender muito do estilo da noiva, porque todos terão que ficar sentados, não pode ir para a pista de dança." Por outro lado, eventos menores já poderão ser retomados. O assessor de eventos diz que já está planejando um almoço para 150 pessoas. "Vou fazer porque os noivos precisam casar. Ano que vem eles fazem uma festa de arromba."(com Mie Francine Chiba/ Grupo Folha)