Uma parceria entre a Prefeitura de Cambé e a Copel (Companhia Paranaense de Energia) pretende acabar com os fios inativos e irregulares dos postes espalhados pela cidade. Recentemente, uma terceirizada contratada pela companhia iniciou a retirada da fiação de internet e telefonia sem uso. O primeiro bairro a receber o serviço foi o jardim Santo Amaro, que tem uma das situações mais críticas de cabos pendurados.

“É um problema que observamos de longa data e em quase todas as cidades do Brasil. A Copel aluga a ancoragem, mas muitas empresas desativam e o fio continua lá. Pedimos para as pessoas cuidarem da cidade, a prefeitura cuida e a Copel, que fica ancorando estes fios, tem essa situação que deixa a paisagem horrível”, advertiu o prefeito Conrado Scheller. A medida não trará custos para o município.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Ibiporã prevê finalização de lago até março

O poder público cambeese informou que no ano passado foi feita uma reunião com representantes de dez empresas de telefonia que atuam na cidade, quando ficou definido a data que as empresas teriam que fazer a retirada dos fios. A notificação foi entregue no final de 2022, entretanto, poucas empresas cumpriram o acordo.

A estimativa é de que mais de 80% dos fios nos postes estão desligados. “Se a pessoa tiver a internet descontinuada, não é culpa da prefeitura e nem da Copel, mas das empresas, que tiveram tempo suficiente para regularizar e muitas operadoras não deram nenhuma reposta. A Copel sabe onde está grande parte dos fios que estão inutilizados”, ressaltou. A prefeitura também não descarta autuar as empresas.

Nas próximas semanas deverão ser retirados os fios nas regiões do Ana Rosa, Novo Bandeirantes e centro. “Essa retirada será para a cidade toda, se for mantido o acordo feito com a prefeitura. É um serviço complexo, são muitas ruas, então, acreditamos – dentro de um processo razoável – que leve um ano para tirar toda essa fiação”, projetou.

A reportagem procurou a Copel para ter mais detalhes deste trabalho e se pode ser expandido a outros municípios, porém, não teve resposta até a finalização da matéria.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.