Ibiporã - Uma das obras mais aguardadas em Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina), o lago Beltrão Park, próximo ao jardim do Éden, deverá ser finalizado até o início de março, segundo a previsão da prefeitura da cidade. A obra – que começou em 2019 – deveria ter ficado pronta em dezembro. “Devido as chuvas acabou tendo atraso”, justificou o prefeito José Maria Ferreira.

LEIA TAMBÉM: Obras de acessibilidade na UEL devem ser concluídas neste semestre

Os serviços estão com cerca de 88% de execução. “Falta concluir o paver da parte interna, fazer a cobertura de algumas áreas de descanso, pintura, fechar a quadra”, elencou. Desde o início, as intervenções estão sendo feitas de forma mista, pelo poder público e terceirizadas. “A reposição da terra e solo no entorno foi a prefeitura. O plantio de grama, construção de calçadas, muretas e canalização foi a empresa”, explicou. O custo total estimado é de R$ 4 milhões.

Morador da Vila Eliane, a poucos metros do lago, o pedreiro aposentado José Luiz da Graça tem acompanhado a evolução da obra praticamente todos dias, quando passa de bicicleta para ir no mercado e padaria. “Está ficando muito bom. A cidade e, em especial, essa região precisava. Antigamente tinha muito mato aqui, era feio. Estamos no aguardo para terminarem logo”, afirmou.

PRIMEIROS PROBLEMAS

Se a estrutura deverá fomentar a economia dos bairros adjacentes e atrair visitantes após a finalização, por outro lado já tem gerado alguns transtornos para moradores e para o próprio município. “Infelizmente, muitas pessoas não estão utilizando da forma correta. Estão deixando lixo acumulado, fazendo até churrasco e jogando latas de cerveja perto da água. Fim de semana ficam aqui com o carro e som alto”, lamentou uma moradora, que preferiu não ter o nome divulgado.

Segundo o prefeito, oito câmeras de segurança foram instaladas no lugar e nos próximos dias mais oito aparelhos serão colocados. “Como é uma obra em que colocar tapume sairia caro, as pessoas estão podendo frequentar com os trabalhos em andamento. Temos tido essa situação do lixo, pessoas indo para fazer exibicionismo, veículos em alta velocidade. A Polícia Militar tem estado presente e vamos fazer a aplicação da lei. Existem os avisos e, inicialmente, vamos buscar a conscientização e, se precisar, as ações disciplinares”, alertou.

“Não queremos que dessa obra surja o primeiro problema que é má utilização, a poluição. Entendo a população neste momento, que está carente de espaços como este, não temos muitas áreas de lazer, mas o cuidado é necessário. Esperamos que com o decorrer das obras as pessoas assumam a responsabilidade e seja uma área de lazer, para caminhar, pescar, descansar, de dia e de noite”, reforçou Ferreira.

PARQUE URBANO

Paralelamente ao Beltrão Park, a prefeitura está se preparando para construir outros dois lagos, entre os bairros Henrique Alves Pereira e jardim Cinquentenário, na região do Contorno Norte. Na semana passada, o município recebeu do IAT (Instituto Água e Terra) duas outorgas para utilização dos recursos hídricos do córrego Tucano. Posteriormente, deverá ser emitida a licença.

O projeto prevê a revitalização de 456 metros de área, transformando o lugar no parque urbano Vale do Tucano. O investimento projetado é de R$ 15 milhões. “Inicialmente, vamos fazer a limpeza com a equipe da prefeitura e equipamentos terceirizados. Será quase três vezes maior que o Beltrão Park. Estamos buscando recursos, tenho compromisso do Governo do Estado e de deputados estaduais e federais com envio de emendas”, garantiu o chefe do Executivo ibiporãense.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.