A Praça Dom Pedro I, na zona oeste de Londrina, acaba de ser entregue pela Prefeitura Municipal após uma revitalização que durou cinco meses e demandou investimentos de R$ 800 mil. Com a mudança, o local contará com um projeto inédito na cidade de monitoramento de espaços públicos.

Um totem interativo foi instalado próximo à avenida Tiradentes para comunicação com a GM (Guarda Municipal), através de nove câmeras para cobertura de toda a área e um botão de segurança que poderá ser acionado pela população.

O totem foi cedido por uma empresa de tecnologia de Curitiba e está conectado à central de monitoramento da GM. O secretário da pasta, coronel Pedro Ramos, explicou que para a escolha do local para receber o equipamento se deu pelo histórico de problemas de segurança e pela revitalização.

Totem interativo fica próximo à avenida Tiradentes: escolha do local se deu pelo histórico de problemas de segurança e também pela revitalização
Totem interativo fica próximo à avenida Tiradentes: escolha do local se deu pelo histórico de problemas de segurança e também pela revitalização | Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

“Nós entendemos que nada melhor que começar em um ambiente que já foi reformado. A partir de agora vamos testar todo o potencial do equipamento para avaliar se podemos implantar em outros espaços como, por exemplo, no aterro do Lago Igapó, no Zerão e em outros ambientes coletivos, considerando a arquitetura do local como relevo, iluminação e arborização”, comenta.

O projeto foi apresentado ao município pelo CTD (Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento) e não terá custo nos primeiros seis meses. Após esse período de testes e se o equipamento se mostrar efetivo, a Secretaria Municipal de Defesa Social deverá abrir uma licitação para contratação do serviço.

COMO FUNCIONA

O equipamento de segurança possui nove câmeras (oito fixas e uma com capacidade de longo alcance) e permite a interação por voz da população com a central de monitoramento da GM. “Uma sirene é tocada na central para chamar a atenção dos agentes, que monitoram cerca de 500 câmeras distribuídas pela cidade. Além disso, há um sistema de som que nos permite fazer comunicados, emitir alarmes ou mesmo chamar a atenção para algo que está ocorrendo no espaço”, explica Ramos.

Além disso, quando uma pessoa se aproximar do equipamento, uma câmera de reconhecimento facial será ativada, permitindo a identificação da mesma, caso ela esteja no banco de dados da GM. "De qualquer forma vamos ter a imagem gravada, o que será um importante apoio em casos de vandalismo ou no uso indevido do botão”, completa.

Imagem ilustrativa da imagem Praça Dom Pedro I recebe totem de segurança da GM em Londrina
| Foto: Vivian Honorato/N.com

Segundo o presidente da CTD, Luciano Kuhl, o totem de segurança é semelhante aos já instalados em Curitiba, Balneário Camboriú (SC) e Rio de Janeiro. “A secretaria de Defesa Social deverá ir, aos poucos, firmando convênios com outras forças de segurança como as Polícias Militar e Civil, porque é um equipamento que dá agilidade no atendimento à população e garante um bom monitoramento da praça”, afirma.

Ainda de acordo com Kuhl, a CTD também aplicou soluções no equipamento como na parte de comunicação. “A partir do momento que homologarmos essa solução, a CTD vai buscar parcerias maiores e abrir chamamento público. Vamos testando as ferramentas e conforme os resultados, colocamos à disposição do município. A gente acredita que em locais como essa praça, o Lago Igapó e espaços públicos na zona norte, o equipamento poderá ajudar bastante”, diz. Entre as funcionalidades do totem que estão sendo testadas, está a disponibilidade de sinal Wi-Fi gratuito.

¨¨¨¨

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1