Uma erosão se formou na lateral da via em decorrência das chuvas de 2016
Uma erosão se formou na lateral da via em decorrência das chuvas de 2016 | Foto: Marcos Zanutto



A licitação para obras da ponte na avenida Soiti Taruma, no Jardim Olímpico (zona oeste de Londrina), foi aberta nesta semana pela prefeitura municipal. O processo é o primeiro passo para atender uma demanda antiga da população. O trânsito no local complica a vida dos motoristas que têm que trafegar em uma pista única desde dezembro de 2016, por conta de uma erosão que se formou na lateral da via em decorrência das chuvas.

O estrago no sentido bairro-centro aconteceu porque o ribeirão Esperança não suportou o volume de água e inundou o trecho. Nesta quarta-feira (20) a reportagem voltou ao local e a chuva que caiu à tarde voltou a aumentar o volume de água no leito do ribeirão, podendo resultar em nova erosão da pista. A licitação precisa prever não só a reconstrução da ponte, mas também a elevação da pista, para que o problema não ocorra novamente.

Enquanto a obra não é realizada, o borracheiro Carlos Roberto Mazzei, 19, espera que haja uma melhoria na sinalização para evitar acidentes. "Essa ponte está feia. Não se resolve nada. Para nós é complicado, porque tem dois sentidos em uma pista só. Já vi muita gente caindo nessa ponte. Precisamos dessa ponte liberada", declarou, ressaltando que essa é uma reivindicação da comunidade. "É por ela que as pessoas do bairro passam para ir trabalhar. A gente, que tem borracharia, precisa passar por ela para comprar as coisas. Já fizeram reunião falando que iam resolver, mas ninguém fez nada. Fizemos protesto. Agora que falaram que vai sair a licitação, vamos esperar para ver se é verdade", afirmou.

Seu colega de trabalho, Douglas Henrique Lima Franco, 19, se diz aliviado com o anúncio da reconstrução da ponte. "Vai ser bom se reconstruírem, porque essa erosão já está aí faz tempo. O pessoal não vê que está interditado. Até para o movimento da borracharia isso interfere. Eu moro aqui desde que nasci e já vi gente morrendo", declarou.

O secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, diz que desde a chuva de 2016 apenas medidas paliativas vinham sendo executadas no local. "A solução adequada é construir uma ponte para a água que vem do ribeirão e das chuvas. Atualmente, todo esse volume tem que passar por uma tubulação que não dá conta mais da vazão pela espessura dessas estruturas e também por causa de entupimentos pelo acúmulo de lixo", explicou.

Verçosa lembra que no segundo semestre de 2017 foi aberta uma licitação para contratação do projeto, que acabou sendo entregue em 2018. "Agora estamos indo para a licitação da obra. Esperamos que até o final do ano isso esteja concluído", destaca.

De acordo com a publicação oficial, o valor máximo é de R$ 3,3 milhões para a execução de obras de transposição do ribeirão Esperança, no trecho entre a rua do Hipismo e as ruas Romanos Frasson e Manoel Pedro Macedo. A abertura dos envelopes está prevista para o dia 25 de março.

LEIA TAMBÉM:

-Resgatando as histórias das escolas rurais de Cambé
-OSWALDO MILITÃO - Apresentação da ExpoLondrina na Sociedade Rural
- Ano letivo da UEL começa na próxima segunda