A Polícia Civil vai abrir um inquérito para apurar a morte de uma mulher de 60 anos na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do jardim do Sol, na zona oeste de Londrina. A paciente foi encontrada sem vida no banheiro da unidade na madrugada de segunda-feira (11), depois que procurou atendimento, e passou por consulta, com quadro de crise asmática, no domingo (10).

LEIA TAMBÉM: Barman é indiciado por homicídios e tentativa de feminicídio no jardim Jamaica

O delegado de Homicídios deverá pedir as imagens de câmeras de segurança do local, além de acesso ao prontuário médico. “Vamos verificar a hora de entrada da vítima e a hora em que foi encontrada. Vamos apurar se houve algum tipo de negligência ou se foi realmente uma fatalidade o que aconteceu. O inquérito tem essa finalidade”, ressaltou João Reis.

Familiares da mulher deverão ser ouvidos, assim como servidores da UPA. “Temos que apurar se havia alguém responsável (por monitorar a paciente). O inquérito vai verificar qual é o procedimento, o sistema de triagem. É prematuro dizer, por hora, se houve responsabilidade. É preciso ter cautela”, ponderou. A vítima procurou a unidade sem acompanhantes.

Segundo a secretaria municipal de Saúde, a paciente foi consultada pela médica cerca de dez minutos depois de dar entrada, quando foi medicada. "A médica fez a prescrição de dois medicamentos e a encaminhou para observação. Neste trajeto, entre a saída do consultório, com o primeiro medicamento, e a observação, ela parou para ir no banheiro e teve um mal súbito, sendo encontrada sem vida posteriormente", relatou Felippe Machado, em entrevista coletiva na segunda.

O secretário afirmou que o município não deve abrir sindicância para apurar a conduta dos servidores da unidade. “Não há indicio de erro na conduta. Foi uma fatalidade”, classificou

PERÍCIA

Chefe do IML (Instituto Médico Legal) de Londrina, Mauricio Nakao disse à FOLHA que o perito que esteve na UPA e o médico legista verificaram que a causa da morte foi natural. "Não teve indicativo de causa externa ou morte violenta, razão pela qual não é um caso de medicina legal. Diante desta circunstância, o corpo foi restituído à origem para que o médico assistente atestasse o óbito, assim como não foram coletados materiais para análise laboratorial", explicou.

O corpo da mulher foi enterrado na manhã desta terça-feira (12) no cemitério Jardim da Saudade, na zona norte de Londrina.