Apucarana - Animais tutelados pelo Cemsa (Centro Municipal de Saúde Animal) de Apucarana (Centro-Norte) estão recebendo atenção especial para enfrentar as baixas temperaturas. Agasalhos, cobertores e iluminação especial com lâmpadas incandescentes são umas das ações que garantem o o aquecimento dos 153 cães e 80 gatos abrigados nas 32 baias e gatil instalados no local. “Diante deste cenário de frio intenso, elaboramos uma ação mais acentuada”, confirma Luan Rafael da Silva Santos, coordenador do Cemsa.

Roupinhas são confeccionadas por voluntários e doadas pela comunidade
Roupinhas são confeccionadas por voluntários e doadas pela comunidade | Foto: Edson Denobi - Prefeitura de Apucarana

Por estar localizada em área de mata e próximo a um rio, a temperatura no centro municipal é sempre menor que em grande parte de Apucarana. “Aqui é, em média, dois graus a menos do que em grande parte da cidade, o que gera ainda maior preocupação com o bem-estar dos animais nesta época do ano”, relata o coordenador.

Os agasalhos (roupinhas) são em grande parte confeccionados por voluntários e também doados por pessoas ao longo do ano. “Roupas e cobertores são itens que têm bastante uso e desgaste, por isso estamos sempre abertos ao recebimento de doações. As pessoas que desejarem também podem nos repassar lâmpadas incandescentes, entre outros itens que possam garantir um melhor aquecimento”, pede Santos.

Imagem ilustrativa da imagem Pets recebem agasalhos e cobertores em Apucarana
| Foto: Edson Denobi - Prefeitura de Apucarana

SITUAÇÃO DE RUA

Além de cuidados com os animais abrigados, a equipe municipal também tem levado auxílio aos animais de moradores em situação de rua. “A prefeitura, através da Secretaria da Assistência Social tem feito um grande trabalho de proteção das pessoas em situação de rua e nós, do Cemsa, temos oferecido o agasalho e também ração para os animais que os acompanham”, conta Santos.

Imagem ilustrativa da imagem Pets recebem agasalhos e cobertores em Apucarana
| Foto: Edson Denobi - Prefeitura de Apucarana

LEIA TAMBÉM:

- Encarando o frio com os pets

AJUDA DA POPULAÇÃO

O coordenador do Cemsa pede que a população também contribua na proteção dos animais em situação de rua. “Infelizmente não conseguimos atender a todos os animais que estão nas ruas, mas as pessoas podem contribuir também. Se possível abrindo o portão de casa e dando abrigo em um canto do quintal, da garagem, para que o animal possa pelo menos pernoitar em segurança, protegido do vento e do frio. Nós, no conforto do lar já sentimos bastante, imagine esses animaizinhos enfrentando baixas temperaturas na rua?”, contextualiza Santos. O telefone do Cemsa é o 3901-1051. (Com informações da Prefeitura de Apucarana)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1