19 de junho

O ATAQUE

Karoline Verri Alves, 17, morreu e seu namorado Luan Augusto, 16, ficou ferido na cabeça em um ataque a tiros na manhã de segunda-feira, no colégio estadual Professora Helena Kolody, no centro de Cambé (Região Metropolitana de Londrina). O adolescente que sobreviveu foi encaminhado em estado gravíssimo inicialmente à Santa Casa da cidade e na sequência transferido ao HU (Hospital Universitário) em Londrina.

O atirador é um rapaz de 21 anos, ex-aluno da escola. Ele foi contido e acabou preso em flagrante com mais de 40 munições.

POLÍCIA INVESTIGA

Em depoimento à Polícia Civil após a prisão em flagrante, o jovem informou que seu objetivo era atingir o maior número de vítimas possíveis, disse que deixou o colégio em 2014, alegou que teria sofrido bullying na escola e que a motivação era se vingar. Informou ainda que sofre de esquizofrenia.

Um segundo suspeito de envolvimento no atentado foi detido no começo da noite de segunda-feira.

AULAS SÃO SUSPENSAS

Cambé suspende aulas na rede municipal e estadual. Municípios da região prestam solidariedade e se manifestam sobre a tragédia

REAÇÃO DAS AUTORIDADES

O ataque gerou reações das principais autoridades do País, como o presidente Lula e o ministro de Segurança Pública, Flávio Dino. O governador Ratinho Jr. decretou luto oficial no Paraná de três dias.

ASSEMBLEIA DISCUTE SEGURANÇA

Segurança nas escolas volta ao centro da pauta na AL. Entre falas favoráveis e contrárias à flexibilização do acesso a armas de fogos pela população e cobranças sobre a necessidade de Estado e sociedade tentarem soluções céleres para um tema complexo, deputados estaduais do Paraná repercutiram o ataque

MAIS ENVOLVIDOS

A Sesp (Secretaria Estadual de Segurança Pública) divulgou na noite de segunda-feira que cumpriu um mandado de prisão contra um outro jovem de 21 anos que teria ajudado o assassino a comprar a arma; e também a apreensão de um adolescente que foi ouvido e liberado pela Polícia Civil.

20 de junho

MORRE LUAN AUGUSTO

Luan Augusto, que levou dois tiros na cabeça, morreu durante a madrugada. Ele não chegou a passar por uma cirurgia, já que a situação era gravíssima. A família autorizou a doação das córneas.

O jovem era cheio de sonhos, religioso e carinhos com a família, segundo o avô, o fotógrafo Valdomiro Augusto da Silva. “Além de trabalhar comigo na empresa de fotografia, erámos parceiros e amigos.” O adolescente tinha como meta ser perito criminal depois que concluísse o ensino médio.

Imagem ilustrativa da imagem Passo a passo do ataque à escola de Cambé
| Foto: Arquivo pessoal

HOMEM IMPEDIU ATIRADOR

Serralheiro seu Joel de Oliveira ouviu os tiros, correu para a escola, se apresentou como policial e segurou assassino até a chegada das viaturas. Pai e avô, ele disse que as cenas que encontrou dificilmente serão esquecidas.

PAI DE KAROLINE PEDE ORAÇÕES

Dilson Antônio Alves, pai de Karoline, pediu orações pela sua família e pela família de Luan Augusto. "A Karoline era uma menina de Deus. Os dois. Quando começaram a namorar, começaram a fazer tudo juntos na Igreja. Estavam felizes com o namoro, tinham planos futuros e tudo isso foi interrompido de forma brutal".

Imagem ilustrativa da imagem Passo a passo do ataque à escola de Cambé
| Foto: Guilherme Marconi

VELÓRIO E ENTERRO DE KAROLINE

O velório de Caroline foi realizado no salão paroquial da Igreja Matriz de Cambé e o sepultamento aconteceu no Cemitério Municipal Padre Symphoriano Kopf. Uma multidão emocionada acompanhou o enterro, com orações, música e salva de palmas

HOMENAGEM NA ESCOLA

Moradores homenageiam as vítimas do ataque, depositando flores e velas em frente ao portão do colégio

PREFEITO COBRA SEGURANÇA

Prefeito de Cambé cobra garantia do Estado sobre segurança para volta às aulas

ATIRADOR É ENCONTRADO MORTO

O atirador de 21 anos foi encontrado morto na cela da Casa de Custódia de Londrina, no final da noite de terça-feira. A causa da morte não foi divulgada.

Imagem ilustrativa da imagem Passo a passo do ataque à escola de Cambé
| Foto: Pedro Marconi

CÂMARA DE LONDRINA

Sob influência de ataque em Cambé, Câmara aprova GMs nas escolas

21 de junho

VELÓRIO E ENTERRO DE LUAN

Numa manhã nublada desta quarta-feira (21) , as pessoas que acompanharam sepultamento do corpo de Luan Augusto da Silva carregavam rosas brancas e oravam em homenagem ao jovem de apenas 16 anos.

POSSIBILIDADE DE CANONIZAÇÃO DO CASAL

O Setor Juvenil da Arquidiocese de Londrina avalia pedir a santificação do casal de namorados. Karoline e Luan já é considerado com intercessor e fonte de inspiração para a comunidade católica da região

Imagem ilustrativa da imagem Passo a passo do ataque à escola de Cambé
| Foto: Sérgio Ranalli - Editor

DEFENSORIA PÚBLICA

A Defensoria Pública do Paraná irá acompanhar apuração da morte do atirador de Cambé. O diretor-secretário geral da subseção Londrina da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), José Carlos Mancini Júnior, não acredita que tenha havido falha do sistema prisional, que tem o dever de garantir a integridade física dos detentos sob sua custódia.

'AMEM SEUS FILHOS'

A mãe de Karoline, Kelleer Verri participou da manifestação pela paz, na noite de quarta-feira (21), e pediu para que as pessoas não percam tempo com o ódio

22 DE JUNHO

AULAS SÃO RETOMADAS

As aulas na rede estadual de Cambé foram retomadas na quinta-feira (22), mas com baixa adesão de alunos nos colégios consultados pela reportagem. No colégio Helena Colody, mudanças físicas estão sendo realizadas para que os estudantes sejam recebidos na próxima segunda-feira

GM NAS ESCOLAS DE LONDRINA

A Câmara Municipal de Londrina aprovou em segunda discussão na noite desta quinta-feira (22) o projeto de lei 76/2023, que determina a presença de ao menos um guarda municipal em todas as escolas e centros municipais de educação infantil ligados diretamente à prefeitura.

23 DE JUNHO

MAIS UM SUSPEITO É PRESO

Polícia Civil divulgou a prisão de mais um suspeito de participação no ataque. Trata-se de um homem de 35 anos, de Rolândia

(Atualizada)