A Escola de Canoagem e Remo do Iate Clube de Londrina realizou na manhã de domingo (18) o 1º Passeio Econáutico João das Águas. O evento teve como objetivo celebrar o Dia Mundial pela Limpeza das Águas e também para homenagear o ambientalista João das Águas, alcunha pelo qual João Batista Moreira Souza era conhecido em Londrina. Ele morreu aos 56 anos, no dia 25 de março.

O encontro foi realizado no Lago Igapó 1 e reuniu várias pessoas, remando nas mais variadas embarcações, desde pescadores, moradores das margens do lago, atletas e praticantes da canoagem e ambientalistas, entre outros. O evento contou com membros da Escola de Canoagem e Remo de Londrina, Iate Clube de Londrina, Associação Patrulha das Águas, Instituto Rema Londrina, Siga Canoagem e população em geral.

Os canoístas partiram do Iate Clube, se encontraram com outro grupo na Patrulha das Águas e, na sequência, realizaram uma confraternização no anfiteatro do lago, próximo ao posto da Guarda Municipal.

O passeio  reuniu várias pessoas, remando nas mais variadas embarcações.
O passeio reuniu várias pessoas, remando nas mais variadas embarcações. | Foto: Vítor Ogawa - Grupo Folha

'FICOU ESSE LEGADO'

Um dos fundadores da Patrulha das Águas, Edelson Palhares (conhecido como Papá), chegou cedo no local do passeio para inflar alguns botes que seriam usados no encontro. “Eu e ele (João das Águas) fundamos essa associação de ecoesporte para defesa de rios há 32 anos, em 1990. Compramos barcos para fiscalizar rios e lagos e passávamos relatórios para a prefeitura", lembrou.

A Patrulha das Águas é uma entidade de finalidade pública que defende a qualidade das águas. “O João partiu e ficou esse legado dele. Este é o primeiro passeio com o nome dele e pretendemos fazer isso todos os anos, colocando o maior número de barcos a remos em Londrina, mostrando o potencial da canoagem em Londrina.”

Palhares relembra que João era uma pessoa bem versátil e criativa. “Defendia suas ideias de forma ferrenha, 'pegando no pé' das pessoas para mostrar o que estava certo e o que é errado”, disse. "Quero fazer a minha parte com os barcos na água, mostrando o que é um caiaque. Londrina tem um lago dentro da cidade. Não é qualquer cidade que possui esse potencial. É possível remar em três lagos e é muito gostoso isso”, declarou.

Um dos fundadores da Patrulha das Águas, Edelson Palhares (conhecido como Papá), relembrou que a defesa da qualidade das águas foi um dos maiores legados de João das Águas
Um dos fundadores da Patrulha das Águas, Edelson Palhares (conhecido como Papá), relembrou que a defesa da qualidade das águas foi um dos maiores legados de João das Águas | Foto: Vítor Ogawa - Grupo Folha

CONSCIÊNCIA

O empreendedor Diego dos Santos Alves, da página “Siga Canoagem”, relatou que conheceu João das Águas na escola de canoagem do Iate. “Era um sujeito criativo e muito articulado. Era um ambientalista com ideias boas de gestão ambiental para a cidade, de gerir ecossistema, de cuidar dos lagos e de cuidado nos bairros." Alves relembrou que João das Águas idealizou colocar uma pessoa em cada rua para cuidar da calçada, do lixo, do mato e da manutenção da cidade inteira. "Seria uma gestão muito afinada que poderia cuidar da cidade inteira dessa maneira, mas ele não foi ouvido. Não sei se isso ocorreu pela forma como ele colocava as ideias ou se não foi de interesse da gestão de implantar os projetos.”

Diego dos Santos Alves, da página “Siga Canoagem”,  criticou a falta de reconhecimento em vida de João das Águas.
Diego dos Santos Alves, da página “Siga Canoagem”, criticou a falta de reconhecimento em vida de João das Águas. | Foto: Vítor Ogawa - Grupo Folha

Alves ressaltou que a homenagem deste domingo é boa, mas afirmou que deveria ter sido realizada enquanto ele ainda estava vivo. “Poderiam ter dado mais ouvidos para ele em vida, mas as pessoas não querem cuidar da natureza e do meio ambiente. Faço parte da Patrulha das Águas. Eu acho que o lago pode ficar melhor, pois faltam lixeiras, o pessoal que faz piquenique na barragem deixa tudo sujo e na avenida Higienópolis o pessoal joga muito lixo na rua. Quando chove, cai tudo no lago.” De acordo com ele, falta um pouco de consciência da população e aos órgãos cabe fiscalizar isso. “Precisamos de mais atenção. Falta segurança à noite”, observou.

Nicole Lopes e Edson Aoki justificaram a participação no passadio afirmando que João das Águas foi uma referência em Londrina. “Ele foi uma referência de ecologia, de sustentabilidade e proteção ambiental. É importante ter esta iniciativa. A canoagem para mim é um esporte que traz qualidade de vida e faz a gente enxergar a cidade por outro ângulo, uma vez que a gente sempre tem a vista do asfalto”, afirmou Aoki.

Nicole Lopes e Edson Aoki foram alguns dos primeiros a colocar a embarcação na água para o passeio.
Nicole Lopes e Edson Aoki foram alguns dos primeiros a colocar a embarcação na água para o passeio. | Foto: Vítor Ogawa - Grupo Folha

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1