Parque Arthur Thomas estará aberto no Natal e Ano Novo
Unidade de conservação ambiental localizada na zona sul de Londrina passou por reforma e foi reinaugurada no início de dezembro
PUBLICAÇÃO
domingo, 21 de dezembro de 2025
Unidade de conservação ambiental localizada na zona sul de Londrina passou por reforma e foi reinaugurada no início de dezembro

O Parque Municipal Arthur Thomas, recentemente reinaugurado, fica aberto normalmente, nos períodos de Natal e Ano Novo. As visitas à área de preservação localizada na rua da Natureza, 155, Jardim Piza (zona sul de Londrina) podem ser realizadas de terça a domingo, das 8h às 17h, inclusive no Natal – dias 24 e 25 – e no Ano Novo – 31 de dezembro e 1 de janeiro. Às segundas-feiras a área fica fechada.
Desde que foi reaberto ao público, no dia 5 de dezembro, o parque já recebeu cerca de 10 mil visitantes, de acordo com a Sema (Secretaria Municipal do Ambiente). O gerente de Parques e Biodiversidade da Sema, João Paulo Dias, informou que a unidade vem recebendo visitantes de diferentes regiões.
“Tem gente vindo de Londrina e região metropolitana, famílias do estado de São Paulo, do Mato Grosso do Sul, de Brasília, e tivemos até um pesquisador da Holanda e uma família do Canadá", contou Dias, explicando que as informações foram obtidas por visitantes que interagiram com a equipe do parque. "Como não fazemos abordagens para perguntar a origem das pessoas, pode ter havido visitas de ainda mais localidades diferentes."
Qualidade ao ar livre
Este período de festas e encerramento de ano será uma oportunidade para as famílias e turistas conhecerem o parque repaginado e aproveitarem momentos agradáveis de qualidade ao ar livre. “A maioria respeita todas as regras que propiciam a preservação do espaço. A retomada tem sido bastante positiva na visão das equipes da Sema”, relatou.

Regras essenciais
As regras essenciais para a visitação são: manter o parque limpo (levar o lixo ou utilizar as lixeiras; fazer silêncio nas trilhas (ruídos afastam os animais); não retirar ou danificar plantas, sementes ou qualquer elemento natural; evitar fumar e nunca descartar as bitucas na natureza.
É proibido:
- Nadar, pescar ou entrar em lagos, rios e nascentes
- Caçar, capturar ou alimentar animais
- Entrar com animais domésticos
- Entrada e o consumo de bebidas alcoólicas ou substâncias químicas
- Fazer fogo ou fogueira
- Uso de som mecânico de qualquer natureza
- Acesso de bicicletas, patinetes, patins ou qualquer veículo que não seja exclusivamente destinado à acessibilidade.

Área de conservação da Mata Atlântica
Tradicional espaço público de preservação ambiental e lazer, a unidade é uma área de conservação da Mata Atlântica, sendo o último remanescente florestal de grande porte na zona urbana de Londrina, a apenas 3 km da região central.
Com cerca 85 hectares de área, o parque oferece trilhas de caminhada, lago com barragem, áreas de contemplação e lazer e mirante para cachoeira.
Todos esses ambientes foram revitalizados ao longo de 2025. Com a reforma, foram incorporados ainda um novo parquinho infantil com brinquedos, academia ao ar livre, pista de caminhada e mais trilhas. Dessa forma, este equipamento público permite lazer, passeio, prática de atividades e exercícios, pesquisas e contemplação.
Leia mais:
Usina, fauna e flora
Também fica no parque o local onde existiu a primeira usina hidrelétrica de Londrina e região, a Usina São José, também conhecida como Usina Cambezinho, inaugurada em 1939 e desativada em 1967, um dos marcos históricos do desenvolvimento de Londrina em suas primeiras eras.
Os ambientes preservados de fauna e flora são o grande atrativo aos visitantes do local, que conta com mais de uma centena de espécies de árvores, entre nativas e exóticas.
E são vários os animais habitantes do espaço, entre mamíferos, aves, anfíbios, répteis e peixes. Principalmente macacos-prego, quatis, capivaras, gambás, cutias, pacas, tatus, garças, gavião carcará, sabiá-laranjeira, saracura-do-mato, lagartos, cágados, jabutis, sapos, rãs e outros.

Trilhas guiadas
Grupos escolares, de idosos, empresas e instituições podem fazer trihas guiadas pelo Arthur Thomas. Interessados podem fazer a solicitação por meio de formulário on-line.
A assessora do setor de Educação Ambiental da Sema, Lidiani Isidoro, informou que a equipe responsável recebe a solicitação e entra em contato para fazer o agendamento. “Este projeto se chama 'Descobrindo o Parque' e permite uma vivência mais completa nos passeios pelo espaço."
Atualmente, a equipe de trabalho do Parque Arthur Thomas conta com funcionários próprios da Sema e colaboradores, dentre os quais operários do Creslon que contribuem com a manutenção da unidade. Também há funcionários terceirizados para limpeza de banheiros e salas.
No geral, os serviços mantidos incluem limpeza das trilhas e lagos, banheiros e áreas comuns, atendimento ao visitante, manutenção predial, controle da fauna e flora invasoras, e manejo geral do PMAT, além da parte administrativa.
(Com informações do N.Com)


Da Redação
Jornalismo




