A secretaria municipal de Assistência Social ampliou nesta semana em mais 45 a quantidade de vagas disponíveis aos moradores em situação de rua por meio da Operação Noite Fria. No total são 90 vagas em duas instituições conveniadas ao município - MMA e Morada de Deus -, que foram selecionadas via edital. O aumento no número deve durar até semana que vem e foi provocado pela baixa expressiva das temperaturas, que na quarta-feira (30) teve mínima de 0.8 grau, sendo o dia mais frio do ano.

A população de rua acolhida nas entidades é encaminhada pela equipe de abordagem social da prefeitura, formada por dois assistentes e 25 educadores. Os servidores percorrem os locais que, normalmente, têm concentração de moradores de rua e a partir das chamadas que chegam pelo telefone disponibilizado à sociedade. A operação começou, oficialmente, há cerca de três semanas e terá duração de cinco meses.

Prefeitura amplia número de vagas disponíveis para os moradores de rua por meio da Operação Noite Fria
Prefeitura amplia número de vagas disponíveis para os moradores de rua por meio da Operação Noite Fria | Foto: Gustavo Carneiro

A iniciativa oferece banho, alimentação, pernoite e serviços de atendimento psicológico e social aos acolhidos das 19h até 7h do dia seguinte. “Não é só comer e dormir. É ver a necessidade que a pessoa traz para fazer os encaminhamentos para retirá-la da situação de rua. Tudo é feito a partir do envio e da situação de vulnerabilidade que a pessoa se encontra”, destacou Jacqueline Micali, secretária municipal de Assistência Social.

Aproximadamente metade das 45 vagas de pernoite ofertadas em uma das entidades serão transformadas em permanente a partir desta sexta-feira (2). A medida é válida, pelo menos, até o final da semana que vem. Além da operação, os demais acolhimentos continuam acontecendo normalmente, assim como o trabalho do consultório de rua. Pesquisa feita em 2019 por diversas instituições, como a UEL (Universidade Estadual de Londrina), indicou que a cidade tem aproximadamente mil pessoas vagando sem um teto.

De acordo com Micali, o período de frio acaba sendo uma oportunidade para fortalecer o vínculo e convencer a pessoa a deixar as ruas, já que o direcionamento tem que ser consensual. “O desafio é a pessoa querer ser encaminhada em razão de inúmeras vulnerabilidades, como uso de substâncias químicas e transtorno psiquiátrico. Mas é um momento de potencialidade para a pessoa entender o acolhimento e superar a vulnerabilidade”, elencou.

PROBLEMA SOCIAL

Nesta semana, a pasta recebeu a doação de 2.500 cobertores da Receita Federal. Todas as mantas serão destinadas para as instituições parceiras que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. A secretária afirmou que o problema social dos moradores de rua continua nas demais épocas do ano e que envolve uma ação conjunta entre outros setores para que seja enfrentado.

“É um problema social que atinge muitos hoje e não tem determinada classe. Quanto mais direitos, menos possibilidade de ir para a rua. É um trabalho contínuo e diário que contempla educação, habitação, trabalho. Precisamos chamar a atenção das pessoas que o morador de rua não existe somente no inverno. No frio se comovem, mas depois se incomodam”, advertiu.

SERVIÇO - O telefone para contatar a Operação Noite Fria é (43) 99991-4568. O atendimento de segunda a sexta-feira é das 8h à 0h e aos sábados das 9h às 20.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.