Sensação térmica chegou a -1
Sensação térmica chegou a -1 | Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

Ele é o assunto do momento desde o início da semana e teve seu ápice nesta quarta-feira (30). O frio, que tem sido intenso em Londrina e na região metropolitana, bateu o recorde dos últimos oito anos às 7h15. Neste horário, a estação meteorológica que fica no IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural) do Paraná registrou 0.8 grau, mas com sensação térmica que chegou a –1, o que provocou geada. Até então, o dia mais frio dos últimos tempos tinha sido em julho de 2013, quando os termômetros marcaram 0.6 grau. Na história das medições na cidade, a menor mínima aconteceu em julho do ano 2000: -1.3.

No dia mais gelado dos últimos oito anos, londrinenses tiraram das gavetas as roupas mais quentes
No dia mais gelado dos últimos oito anos, londrinenses tiraram das gavetas as roupas mais quentes | Foto: Gustavo Carneiro

Quem teve que acordar cedo precisou de ânimo extra para enfrentar toda a friaca. Valdemir Rodrigues Lopes instala outdoors e acordou às 5h para sair de Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina), onde mora, e vir para Londrina, encarando o ônibus. “Não está fácil para levantar. Tem que se esforçar, porque está muito frio. Temos que ir à luta, pois, não tem jeito de parar”, constatou.

Ambulante vende café em frente ao terminal de Londrina: clientela aumenta com o frio
Ambulante vende café em frente ao terminal de Londrina: clientela aumenta com o frio | Foto: Gustavo Carneiro

Em frente ao terminal central quem aproveitava era a ambulante que vende café. Entre um cliente e outro que buscava se esquentar com a bebida mais querida do país, ela quase não conseguiu atender a reportagem. “Levantei 4h para preparar tudo e chegar aqui às 5h30. A vontade é de ficar na cama”, brincou. “Quando está frio vende bastante”, acrescentou, tendo à disposição da clientela quatro garrafas cheias de café.

No aterro do lago Igapó, paisagem retratou a intensidade do frio
No aterro do lago Igapó, paisagem retratou a intensidade do frio | Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

Apesar da temperatura flertando com o zero, teve aqueles que não desistiram de praticar atividades físicas nos pontos tradicionais, como o lago Igapó e o Zerão. Um número bem menor de pessoas se comparado com outras épocas do ano. “Faz 20 anos que caminho todos os dias. Nesses dias de frio diminui bastante quem vem, ainda mais antes de aparecer o Sol. Exercício é saúde e queima caloria”, lembrou o caminhoneiro aposentado Claudio Ashimoto. No aterro do Igapó, o gramado foi coberto por cristais de gelo.

Toda protegida, com direito a gorro, luva e cachecol, a diarista Janete Silva confessou que gosta do frio. “É ruim quando tem que lavar louça, roupa e ir trabalhar. No entanto, ficar embaixo das cobertas e comer uma boa sopa é tudo de bom”, afirmou.

PARANÁ

A temperatura mais baixa do Estado foi em General Carneiro (Sul), com –3.5 graus. Em Cambará (Norte Pioneiro) foi registrado –1.4 e em Cascavel (Oeste) -1.7. Nem o Litoral paranaense se livrou do frio, com o termômetro marcando –1.6 na região das praias.

Lavouras foram cobertas por cristais de gelo
Lavouras foram cobertas por cristais de gelo | Foto: Isaac Fontana/Framephoto/Folhapress

COMO FICA

Segundo a agrometeorologista Herverly Morais, a massa de ar polar que está sobre o Paraná, provocando a onda de frio, perde força ao longo dos próximos dias, no entanto, ainda há previsão de geada. “Na quinta-feira (1º), a massa de ar ainda vai continuar atuando, mas com menos intensidade. Poderemos ter formação de geada nas baixadas, no entanto, sem tanta intensidade. A partir de sexta-feira (2) as temperaturas vão começar a subir, ficando em torno de 8 graus de mínima, e no fim de semana deverá ficar em 10 graus”, detalhou.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

Atualizada às 11h07