A Sema (Secretaria Municipal do Ambiente) de Londrina lançou uma cartilha digital sobre a Destinação de Resíduos em Londrina, que está disponível para download no Portal da Prefeitura, na página da Sema .

Imagem ilustrativa da imagem Onde e como descartar o lixo corretamente?
| Foto: iStock

A gerente de Educação Ambiental da Sema, Mariza Pissinati, informou que a cartilha, por ser digital, é dinâmica - as informações encontradas nela podem não ser as mesmas daqui um mês, porque ela seguirá as mudanças relacionadas às empresas prestadoras de serviços ambientais e ao sistema de logística reversa. “O conteúdo pode sofrer alterações, de vez em quando. Por isso, optamos pelo formato digital, já que as alterações não seriam possíveis de serem feitas em uma cartilha impressa”, apontou.

A cartilha menciona que o serviço de coleta seletiva municipal é responsabilidade da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização). Ela envolve o recolhimento, a triagem e a comercialização dos resíduos, por meio de contratos com cooperativas de reciclagem. “A destinação correta de resíduos é muito importante, pois alguns materiais possuem componentes que podem contaminar o solo e o lençol freático com substâncias nocivas, como os metais pesados (mercúrio, berílio e chumbo), que são altamente prejudiciais à saúde humana e de animais e plantas”, alertou o secretário da Sema, Ronaldo Siena.

LEIA TAMBÉM:

- Coronavírus: desafios na rotina da coleta de lixo em Londrina

Na cartilha é possível consultar onde descartar materiais como: papel, plástico, vidro e metal; eletrônicos; orgânicos; entulhos; rejeitos; pilhas e baterias; lâmpadas; poda de árvores; medicamentos; pneus; óleo lubrificante; objetos de madeira; óleo lubrificante; embalagem de agrotóxicos; latas de tinta; entre outros resíduos.

Imagem ilustrativa da imagem Onde e como descartar o lixo corretamente?
| Foto: Divulgação - Sema

Confira alguns ítens:

- Papel, plástico, isopor, vidro e metal - Compõem esta categoria folhas brancas, jornais, revistas, sacolas plásticas de lojas, frascos e bisnagas plásticas de produtos de higiene pessoal, caixas de leite e de suco, bandejas de alimentos ou marmitex de isopor, latas de alumínio, entre outros. Faz parte da coleta seletiva, sob responsabilidade da CMTU. Confira aqui o mapa da coleta e contatos com as cooperativas, entre outras informações.

- Óleo de cozinha - Resíduos que compõem esta categoria : óleo de fritura, gordura de assados, azeite, manteiga, margarina, outros óleos comestíveis. Sempre acondicionar em frascos de plástico, bem fechados, evitando vazamentos. Além de pontos de entrega voluntária, morador pode colaborar com o Projeto Óleo Solidário, da Cáritas Arquidiocesana de Londrina. De acordo informações na página do projeto, há uma parceria com a empresa ITA, responsável em coletar e dar a devida destinação a esse óleo. Em contrapartida, a empresa repassa à Cáritas parte do valor referente a comercialização do óleo, para que esse recurso seja revertido na manutenção dos projetos sociais realizados pela Cáritas de Londrina.

- Resíduos específicos - Produtos como como esponjas scoth-bride, cápsulas de café, meias, instrumentos de escrita e brinquedos têm locais de destinação específico . Confira aqui os locais (Com informações do N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1