Arapongas - Uma onça-parda macho e de aproximadamente três anos de idade apareceu na manhã desta segunda-feira (27) nos fundos da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Arapongas (Região Metropolitana de Londrina) e mobilizou especialistas e forças de segurança.

Imagem ilustrativa da imagem Onça-parda é capturada na área urbana de Arapongas
| Foto: Divulgação - Prefeitura de Arapongas

A onça-parda foi vista em um terreno baldio com acesso pela rua Capitão-do-Mato, no Jardim Caravelle. O procedimento para a captura segura do animal exigiu longo tempo. Participaram da ação o GDA (Grupamento de Defesa Ambiental), Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, médicos-veterinários da Unifil de Londrina e o biólogo voluntário Felipe, de Apucarana (Centro-Norte).

LEIA TAMBÉM:

+ Tamanduá-bandeira Flora deverá receber alta em 20 dias
+ Ambientalistas pedem redutor de velocidade na Mábio Palhano

As equipes realizaram monitoramento e avaliação necessários para a manutenção do bem-estar do animal e minimização de riscos de acidentes. Só no período da tarde foi realizada a sedação com dardos tranquilizantes.

"A intenção era soltar na sequência da captura, mas como havia muita gente no local e a onça estava bem assustada, houve necessidade de utilizar dose mais reforçada de sedativo", explica a coordenadora do HV da UniFil, professora e médica veterinária Mariana Cosenza.

Imagem ilustrativa da imagem Onça-parda é capturada na área urbana de Arapongas
| Foto: Divulgação - Prefeitura de Arapongas

NA TERÇA

A onça chegou ao hospital por volta das 16 horas e logo foi acomodada em lugar adequado. O animal permanecerá no HV da UniFil até passar o efeito do sedativo. Nesse período, serão feitos exames e coletadas informações para o banco de dados do Centro de Apoio à Fauna Silvestre. A previsão é de soltar a onça na natureza nesta terça (28).

Imagem ilustrativa da imagem Onça-parda é capturada na área urbana de Arapongas
| Foto: Divulgação - Unifil

“Felizmente a onça foi capturada de maneira segura e adequada. ", observou o secretário de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati. "Uma visita inusitada na cidade, mas por fim tudo ocorreu bem.” (Com informações da Prefeitura de Arapongas e do HV da Unifil)

(Atualizada às 19h40)

***

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1