A onça-parda capturada em uma casa em Assaí (Região Metropolitana de Londrina) na sexta-feira (22) foi solta na tarde de segunda-feira (25) em uma mata. O animal, um macho adulto de aproximadamente dois anos, foi tratado no Hospital Veterinário da UniFil, em Londrina, onde foi apelidado de Wolverine.

A onça passou por procedimentos clínicos para curar ferimentos no membro torácico e na pata traseira, além de verificação das condições de saúde assegurando a volta saudável ao habitat natural.

Imagem ilustrativa da imagem Onça capturada em Assaí é tratada e solta na mata
| Foto: Divulgação - HV Unifil

Médico-veterinários do HV e profissionais do IAT (Instituto Água e Terra) levaram o animal até uma área adequada para sua sobrevivência, que não pode ser identificada para evitar a ação de caçadores ou outros tipos de riscos. Em poucos segundos a onça saiu da caixa de transporte e correu em direção à mata.

O felino tinha ferimento anterior à captura. "Médico-veterinários, com apoio de técnicos e estagiários, fizeram a limpeza e a sutura. Depois foram realizados exames de raio-x, coleta de sangue e outros procedimentos para garantir a recuperação do animal", diz a coordenadora do Hospital Veterinário, professora Mariana Cosenza.

LEIA TAMBÉM:

+ Tamanduá-bandeira Flora deverá receber alta em 20 dias

Ela destaca que mais uma vez o HV da UniFil consegue resultado positivo na acolhida e tratamento de uma onça, como já havia ocorrido no mês passado com um exemplar encontrado na área urbana de Arapongas (RML).

Imagem ilustrativa da imagem Onça capturada em Assaí é tratada e solta na mata
| Foto: Divulgação - HV Unifil

A médica-veterinária alerta sobre a possibilidade de outros animais aparecerem nas cidades e como as pessoas devem agir. "É fundamental acionar imediatamente o IAT, a Força Verde ou outro órgão ambiental, além de não promover aglomeração para não estressar o bicho e evitar o perigo de ataque", comenta.

Imagem ilustrativa da imagem Onça capturada em Assaí é tratada e solta na mata
| Foto: Divulgação - HV Unifil

O Hospital Veterinário da UniFil é o único no Norte do Paraná credenciado pelo IAT como Centro de Apoio à Fauna Silvestre. Participaram do atendimento a Wolverine os médico-veterinários Marcos Shiozawa, Daniele Martina e Mariana Cosenza, com apoio do enfermeiro veterinário Juscelino e técnica de raio-x Greice. (Com informações do HV da Unifil)

***

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1