Obra faz parte do primeiro lote de intervenções previstas para melhorar a ligação até a região norte da cidade
Obra faz parte do primeiro lote de intervenções previstas para melhorar a ligação até a região norte da cidade | Foto: Ricardo Chicarelli - Grupo Folha

A avenida Francisco Gabriel Arruda, na zona norte de Londrina, começou a receber melhorias nesta segunda-feira (30). Estão previstas pavimentação e drenagem para a implantação do sistema de transporte urbano BHLS Superbus, além de ciclovia e sinalização. Os trabalhos irão contemplar toda a extensão da via, de cerca de 1,3 quilômetro. O investimento será de R$ 5,1 milhões, provenientes de financiamento por meio do programa Pró-Transporte, mais contrapartida do município.

Uma empresa de Minas Gerais venceu a licitação. O prazo para execução é de oito meses. Os serviços iniciaram pela rotatória da via com a avenida das Nações. “Tem toda a drenagem que será refeita, da avenida Saul Elkind até o córrego Lindóia, assim como toda a pavimentação vai ser trocada. A ciclovia ficará no canteiro central”, explicou o secretário de Obras e Pavimentação, João Verçosa.

Nos locais de parada para embarque e desembarque dos ônibus do transporte coletivo haverá um reforço no asfalto, já pensando nos veículos do Superbus, que são mais pesados por serem articulados. “Serão construídas pistas de concreto armado, numa faixa de 60 metros em cada ponto, por conta da desaceleração e aceleração dos ônibus, para dar um suporte maior”, apontou. Serão cinco localidades com esta infraestrutura.

Por conta das obras, alterações no trânsito serão promovidas conforme o decorrer dos serviços. Nestes primeiros dias, a construtora TCE Engenharia concentrará a atuação na rotatória da avenida Francisco Gabriel Arruda, se utilizando, em alguns momentos, de parte da via, o que está sendo indicado com cones. A programação é para que daqui a duas semanas a pista no sentido norte-centro seja bloqueada para troca de tubulação, necessitando de atenção dos motoristas.

“Quando isso acontecer vamos mudar o trânsito, com a pista no sentido centro-norte sendo transformada em mão dupla. Conforme forem avançando, poderemos até mesmo fazer o fluxo de veículos passar pelo bairro, uma quadra que seja, e sair na parte de baixo da rotatória, oferecendo mais segurança. Iremos vendo a necessidade”, destacou Sérgio Dalbem, diretor de Trânsito da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização).

OUTRAS INTERVENÇÕES

Esta obra faz parte do primeiro lote de intervenções previstas para melhorar a ligação até a região norte da cidade. Foram abertos nesta segunda-feira os envelopes de habilitação das empresas interessadas em executar trabalhos na avenida Winston Churchill, entre o viaduto da BR-369 até a rotatória com a Francisco Gabriel Arruda. Neste caso serão 11 meses de execução.

icon-aspas "Dará mais qualidade de vida e segurança para a população da região, melhorando a fluidez do trânsito"

Na Winston Churchill também será substituído todo o piso asfáltico, sistema de drenagem e reforço na parada dos ônibus, entre outras ações. “Iremos trocar todo o asfalto, desde a avenida Saul Elkind até a Rio Branco, com tudo sendo promovido em etapas. Isso dará mais qualidade de vida e segurança para a população da região, melhorando a fluidez do trânsito e atendendo reivindicações antigas”, ressaltou o prefeito Marcelo Belinati.

LESTE-OESTE

Uma das principais vias de Londrina, a avenida Leste-Oeste é outra que deverá receber intervenções nos próximos meses. Segundo o chefe do executivo municipal, será licitada a troca de todo o pavimento da avenida, da rotatória onde está sendo edificado um viaduto até chegar na avenida Universo, incluindo ciclovia e drenagem.

Projeto do município ainda prevê a construção de uma interseção em desnível no cruzamento da avenida Leste-Oeste com a Rio Branco. Este trabalho está orçado em aproximadamente R$ 20 milhões. A proposta foi aprovada na Caixa Econômica Federal e agora aguarda parecer do Ministério da Infraestrutura para licitar.

“Ainda não podemos afirmar que isso vai acontecer, porque depende de autorização do Governo Federal, porém, é nosso desejo que durante a execução de obras possamos contemplar aquele entroncamento”, disse Belinati.

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