Semáforos foram instalados na rotatória para organizar o trânsito
Semáforos foram instalados na rotatória para organizar o trânsito | Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

Após mais de um ano de trabalhos, a obra da avenida Winston Churchill, na zona norte de Londrina, deverá ser totalmente entregue em um mês. A ordem de serviço autorizando a nova pavimentação em toda a via e troca da estrutura de drenagem, entre outros reparos, foi assinada em março do ano passado, com previsão de 11 meses de duração. Em fevereiro foi autorizado um aditivo de 90 dias que vence em maio. A prefeitura acredita que o prazo será cumprido.

O trecho que recebeu intervenções ao longo dos últimos meses tem mais de dois quilômetros de extensão, indo do viaduto da BR-369, nas proximidades de um posto de gás natural, até a rotatória com a avenida Francisco Gabriel Arruda. O investimento foi de R$ 10,8 milhões. O projeto faz parte da implantação do Sistema de Transporte Urbano BHLS, o Superbus. Nas paradas de ônibus o asfalto deu lugar ao concreto, considerado mais resistente para suportar o peso dos veículos.

Os operários da empresa que venceu a licitação estão concentrados na região da rotatória do terminal do Ouro Verde. Os últimos serviços de pavimentação deverão concluídos nesta semana. “Os 30 dias (finais) é para meio-fio, grama, últimos detalhes de acabamento, sinalização”, elencou o secretário municipal de Planejamento, Marcelo Canhada. Na terça-feira (6), representantes do município estiveram acompanhando o andamento de algumas obras que vêm sendo executadas na zona norte.

Uma das novidades trazidas com a liberação completa da Winston Churchill, a partir das melhorias, está na rotatória do Ouro Verde. Duas pistas vão passar por dentro da estrutura, ou seja, o motorista que segue na direção bairro-centro ou no sentido contrário poderá ir reto, sem necessidade de circundar a rotatória. Semáforos foram instalados na localidade para organizar o fluxo do trânsito, mas ainda não foram ligados.

Além disso, o condutor que deseja ir para a avenida Lucílio de Held poderá fazer a conversão ao lado do autódromo Ayrton Senna, não precisando mais utilizar a rotatória. No local, inclusive, será feita uma adequação geométrica para que os carros que forem utilizar a alça não bloqueiem as outras duas pistas, deixando o trecho com três faixas de rolamento.

FACILIDADE

Morador da região norte da cidade há 30 anos, o pedreiro aposentado João Carmo de Lima acredita que as intervenções vão facilitar a rotina da população. “Muita gente passa por aqui todos os dias para ir trabalhar. São poucas opções de ligação entre a zona norte e o centro. No começo do dia e fim de tarde o congestionamento é grande, tem risco de acidentes. A partir do momento que existe mais infraestrutura otimiza”, opinou. “Pena que nunca sai no prazo que anunciam”, completou.

PACOTE

A obra na avenida Winston Churchill faz parte de um pacote de benfeitorias viárias, que engloba as avenidas Francisco Gabriel Arruda e Rio Branco. A primeira já foi finalizada e a segunda está recebendo os trabalhos atualmente. “Teremos uma grande extensão com pista dupla, ciclovia e galerias ligando a avenida Tiradentes à Saul Elkind”, destacou Fábio Cavazotti, secretário municipal de Gestão Pública.

LESTE-OESTE

As melhorias na avenida Leste-Oeste, que também teve substituição do asfalto e galerias, entre outras ações, estão na reta final. O poder público municipal prevê a finalização em até 20 dias. A empreiteira está construindo rampas de acesso e o que falta da ciclovia. Esta obra foi dividida em dois lotes, que tiveram a mesma companhia como responsável.

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