"Tem que conversar, mexer com carinho, sentir amor”, diz Antônio Carlos Pereira
"Tem que conversar, mexer com carinho, sentir amor”, diz Antônio Carlos Pereira | Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

É no sorriso tímido que o orgulho de Antônio Carlos Pereira, 59, pela profissão fica evidente. Se para esse londrinense falta habilidade com as palavras, como ele mesmo diz no início da entrevista, no cuidado com as flores ele tira de letra. Pereira é o homem por trás da exuberância das flores de cinco rotatórias na zona sul de Londrina. Ele passa quase todas as manhãs e tardes cultivando o prazer de mexer com a terra e, claro, conversar com as plantas. “Não é só jogar água e virar as costas. Tem que conversar, mexer com carinho, sentir amor”, diz.

"Tem que conversar, mexer com carinho, sentir amor”, diz Antônio Carlos Pereira
"Tem que conversar, mexer com carinho, sentir amor”, diz Antônio Carlos Pereira | Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

Às vésperas da primavera, a homenagem ao jardineiro é um reconhecimento de seu trabalho que brilha aos olhos de todos que passam por esses espaços. A estação das flores começa oficialmente às 16h21 do dia 22 de setembro, mas há tempos as floradas dos ipês e outras espécies, assim como os "buquês" das rotatórias, vêm dando um gostinho primaveril aos londrinenses.

Ao longo do dia, Pereira vem recebendo muitos elogios dos motoristas. Entre uma buzinada e um aceno, ele escuta um “parabéns” ou um elogio do tipo “está bonito”. Isso quando ele não aparece no cantinho das fotos ou vídeos gravados pelo celular, de dentro dos veículos.

Nos fins de semana, durante a folga, o jardineiro também se orgulha ao ver as rotatórias servindo de cenário para os recém-casados. “É uma alegria verdadeira porque estamos trabalhando todos os dias para fazer as coisas certas e as plantas sentem isso. Tenho certeza que elas vão ficar ainda mais bonitas com a chegada da primavera”, comenta.

HERANÇA DOS PAIS

O respeito às plantas e flores foi, segundo Pereira, uma herança de seus pais. “Minha mãe gostava muito de flor, especialmente de rosas. Lembro dela tirando os espinhos para fazer um arranjo e enfeitar a casa ou o altar da igreja. Acho que esse carinho pelas flores vem de raiz mesmo. Também cresci vendo meu pai trabalhar na terra, plantando de tudo”, recorda.

Imagem ilustrativa da imagem O jardineiro das rotatórias de Londrina
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

Como todo bom jardineiro, Pereira detalha, como uma receita, o preparo da terra até a rega adequada. As rotatórias possuem sistema de água e quando não, a empresa Sartori Reflorestamento, que tem contrato com a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) para os projetos paisagísticos de 18 rotatórias na cidade, utiliza um caminhão-pipa.

A espécie de flor mais utilizada nesses espaços públicos é a Sunpatiens. “Ela se adaptou bem ao clima da cidade. Gosta de bastante sol, mas precisa de bastante água. Em dias muito quentes, é precisar aguar pela manhã, tarde e noite”, comenta a analista ambiental da CMTU, Mariane Takeda.

Também conhecida como “Beijão”, a espécie tende a durar de seis a oito meses, mas nas mãos de Pereira as flores estão durando mais de um ano. “Tenho orgulho de ser jardineiro. Trabalhei muitos anos na construção civil e agora faço um trabalho bem mais delicado e que tem funcionado para mim como uma terapia. A mente relaxa”, ressalta.

As mudas das flores são compradas por licitação e além das rotatórias, outras áreas públicas vêm recebendo o mesmo cuidado. É o caso das floreiras da Rua Sergipe e praças.

CALOR

As altas temperaturas irão marcar o início da primavera no Norte do Estado. O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) prevê para a próxima semana temperaturas mais elevadas com pancada de chuva atuando de forma bem isolada.

- Após chuvas, Londrina terá onda de calor intenso

DIA DA ÁRVORE

Um dia antes da Primavera é comemorado o Dia da Árvore, em 21 de setembro. Para marcar a data, a Sema (Secretaria Municipal do Ambiente) preparou uma série de ações como doação de mudas nativas, plantio de árvores e postagens de fotografias nas redes sociais da Sema.

Com as marcações #arvoredaminhavida e #semalondrina, nas redes sociais, a população está participando da campanha “Árvore da Minha Vida” e resgatando as memórias e os vínculos construídos desde a infância e durante toda vida com as árvores. A ideia é que as pessoas ajudem a disseminar o carinho e o cuidado com o meio ambiente, especialmente com as árvores, e dessa maneira auxiliem na preservação da natureza.

Quem não tiver perfil no Instagram ou no Facebook também pode participar. Basta enviar um e-mail para [email protected], contendo a fotografia, o nome, o telefone e a breve história da árvore ilustrada.

“Considerando a crise hídrica, as mudanças climáticas, as grandes áreas de vegetação sucumbindo ao fogo, e os efeitos emocionais da pandemia, que estamos vivenciando, talvez nunca tenha sido tão significativo realçar a importância das árvores para a saúde pública”, disse a gerente de Educação Ambiental da Sema, Mariza Pissinati. (Com N.Com)

Serviço: Os interessados em receber doações de mudas e participar de ações em prol do plantio de árvores podem entrar em contato com os servidores pelo telefone (43) 3372-4750 ou pelo e-mail [email protected] e pelo [email protected].

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.