Uma atração de Natal deste ano tem conquistado o coração de muitos londrinenses: o city tour, um ônibus que todas as noites passeia pelas principais decorações luminosas da cidade.

O ônibus segue pela avenida Higienópolis, onde estão instalados os arcos luminosos
O ônibus segue pela avenida Higienópolis, onde estão instalados os arcos luminosos | Foto: Emerson Dias - NCom

O carro, cedido pela Viação Garcia, tem uma história. O chamado “Trinox” foi um modelo que circulou por Londrina a partir de 1986, fazendo viagens de longa duração. Na época, era um veículo bastante moderno, por ser o primeiro da empresa a possuir três eixos, o que lhe dava muito mais estabilidade.

Embora a distribuição dos ingressos, que são gratuitos, comece às 17h, quem chegar nesse horário corre o risco de ter que voltar outro dia. Por volta das 16h30 as pessoas já começam a se posicionar em fila.

Passeio pode ser realizado em dois horários e segue até o dia 18
Passeio pode ser realizado em dois horários e segue até o dia 18 | Foto: Emerson Dias - NCom

O passeio acontece em dois horários: às 19h30, nos primeiros momentos do anoitecer, e às 20h30. O motorista responsável pelo roteiro, Manoel da Silva Neto, tem 18 anos de profissão, mas, pela primeira vez, conduz um ônibus de roteiro natalino. “É um momento único, pela nostalgia de estar trabalhando em um ônibus histórico, com muita história para contar e por estar interagindo todo dia com pessoas com a felicidade estampada no rosto”, relata ele.

 Manoel da Silva Neto: “É um momento único, pela nostalgia de estar trabalhando em um ônibus histórico"
Manoel da Silva Neto: “É um momento único, pela nostalgia de estar trabalhando em um ônibus histórico" | Foto: Isabella Alonso Panho

Nos dois horários, o ônibus parte da alameda Miguel Blasi, no quarteirão entre a Catedral e a rua professor João Cândido. O passeio começou a ser ofertado no dia 25 de novembro e está previsto para continuar acontecendo até o dia 18, último sábado antes do Natal.

O trajeto segue pela avenida Higienópolis, percorrida até o final. O ônibus sobe e desce os arcos luminosos colocados no trecho que corta o lago, onde várias barraquinhas com alimentos e brinquedos atraem visitantes.

Prefeitura municipal decorada com luzes vermelhas e verdes, típicas do Natal
Prefeitura municipal decorada com luzes vermelhas e verdes, típicas do Natal | Foto: Emerson Dias - NCom

Ao descer novamente a avenida, o ônibus vira na avenida Aminthas de Barros, indo pela barragem em direção à Prefeitura, decorada com luzes vermelhas e verdes, típicas do Natal. O retorno passa pelo comércio do centro, que também está iluminado em alguns pontos.

Sonia Faggião Gasparetto e Walmir José Gasparetto
Sonia Faggião Gasparetto e Walmir José Gasparetto | Foto: Isabella Alonso Panho

Sonia Faggião Gasparetto e Walmir José Gasparetto, casados há 15 anos, olham atentos as luzes e o movimento da cidade. Ele está indo pela segunda vez, e ela, que foi pela primeira, sentiu que o passeio superou as expectativas. “Eu achei maravilhoso. É um passeio que a gente recomenda. É gostoso e instrutivo. Quem quiser, puder, não deixe de fazer que é muito bom”.

LEIA TAMBÉM:

- Caça ao Tesouro premia participantes

- Londrina 87 anos

A atração faz parte da Campanha “Brilha Londrina: um espetáculo de Natal”, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Londrina, por meio da Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), e de entidades do setor de turismo – Londrina Convention & Visitors Bureau, NOA (Núcleo de Organizadores e Assessores de Eventos de Londrina), Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e AMEH (Associação dos Meios de Hospedagem).

Hérika Galli, presidente do Londrina Convention, conta que um dos objetivos é demonstrar o potencial turístico da cidade. “Quando a gente fala de turismo as pessoas só imaginam litoral, praia, nordeste, avião. Mas não, a gente consegue fazer isso aqui, e movimentar”.

Desde agosto deste ano, Galli e outros membros da Campanha de Natal vêm organizando as atrações. O aumento na circulação de pessoas pelas áreas comerciais da cidade tem favorecido o consumo e a movimentação de setores que estavam parados desde o início da pandemia. “Fomos surpreendidos. Eu acho que se cumpriram os objetivos de todas essas atrações, inclusive da feira, que era movimentar os artesãos e o setor de eventos”, pondera a presidenta.

Calçadão de Londrina também recebeu decoração típica
Calçadão de Londrina também recebeu decoração típica | Foto: Gustavo Takaki - N.Com

Além do city tour, também há uma feira de artesanato e gastronomia na alameda Miguel Blasi, cantatas natalinas e concurso de decoração. Em frente à feira de artesanato e à catedral de Londrina, a Catita iluminada, primeiro ônibus de Londrina, fica iluminada no período noturno.

SERVIÇO - O city tour é realizado todos os dias, em dois horário: 19h30 e 20h30, e começa na alameda Miguel Blasi. Para participar, é necessário retirar o ingresso a partir das 17h na feira de artesanato e gastronomia da Campanha “Brilha Londrina: um espetáculo de Natal”, que fica na esquina entre a alameda e a avenida São Paulo (antigo Restaurante Alameda). Cada passeio comporta 46 passageiros.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1