Segue até a próxima quarta-feira (27) a novena dedicada a São Judas, no Santuário Apostólico São Judas Tadeu, no jardim Maria Lúcia, zona oeste de Londrina. As orações, que tiveram início na terça-feira (19), servem como preparação para a festa do santo, celebrada no dia 28 de outubro. Cada dia da novena contará com um padre celebrando, um lema para reflexão e uma bênção especial, como das famílias, chaves, profissionais da saúde e carteiras de trabalho.

Imagem ilustrativa da imagem Novena celebra e prepara para festa de São Judas Tadeu em Londrina

É a segunda vez que o santuário realiza a novena em louvor ao santo. Neste ano, o tema geral é “Com São Judas Tadeu, quero ser discípulo comprometido na missão e no amor”. A bíblia narra que São Judas Tadeu foi um dos 12 discípulo de Jesus, assim como Iscariotes, no entanto, o segundo é tido como traidor, já que entregou o Cristo aos soldados romanos em troca de 30 moedas de prata.

“Às vezes as pessoas confundem, mas são pessoas diferentes. São Judas Tadeu conviveu com Jesus e, assim como ele, somos convidados a viver como discípulos, dizer nosso sim e aprender com Cristo. O tema também convida a nos comprometer na missão, sendo chamados para sermos missionários no amor e na aceitação do outro”, pontuou padre Olivio Gerônimo Junior, pároco do santuário.

No dia do padroeiro serão celebradas quatro missas: às 7h, 10h, 15h e 19h30, sendo a última com a presença do arcebispo dom Geremias Steinmetz. “Nas noites que antecedem a festa, cada lema é para um público, chegando assim a todos. No dia da família, por exemplo, a ideia é de que a família é onde devemos encontrar aquilo que somos. Nesta quarta-feira (20), o lema voltado para o cuidado com a criação, já que Deus não confiou o mundo e a natureza para destruirmos. Também teremos o dia da partilha (na sexta-feira, 22), pois, temos muitas pessoas que vêm à igreja pedir comida, roupa”, citou.

 padre Olivio Gerônimo Junior: "Precisamos ser mais humanos, nos preocupar com o próximo"
padre Olivio Gerônimo Junior: "Precisamos ser mais humanos, nos preocupar com o próximo" | Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

CAUSAS IMPOSSÍVEIS

A religiosidade popular classifica São Judas Tadeu como o “advogado das causas impossíveis” e dos momentos de angústia. Segundo o padre Olivio, o atual momento que a sociedade atravessa faz com que o santo seja ainda mais invocado pelos devotos. “Falta esperança política, de trabalho, de saúde, com a Covid-19, isso leva as pessoas a pensarem como ficará a situação econômica. Ele é o santo da última hora e foram as pessoas que o elegeram assim”, destacou.

ENSINAMENTO

O sacerdote também ressaltou que em meio à festa espiritual no santuário, São Judas traz ensinamentos importantes para a comunidade e as pessoas em geral colocarem em prática na vida. “Jesus chamou São Judas para segui-lo com a proposta de uma vida nova. Nós também somos chamados para uma nova vida e com fé e esperança. Precisamos ser mais humanos, nos preocupar com o próximo. Diante do que passou e do que ainda estamos passando, viver uma nova história.”

AÇÃO ENTRE AMIGOS

A igreja também está promovendo uma ação entre amigos, com o sorteio de uma moto. A promoção vai até o começo do ano que vem e os números, que custam R$ 2,50, podem ser adquiridos na secretaria paroquial, na rua Vicente Bocuti, 450, ou pelo telefone (43) 3357-4881.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.