A secretaria municipal de Educação prevê um incremento de 400 novas vagas na rede ano que vem para crianças de 0 a 5 anos. O foco principal é para aquelas de 0 a 3 anos, idade em que o ensino não é obrigatório, porém, a cidade tem atualmente uma fila de dois mil meninos e meninas. A abertura será por meio de parceria com instituições filantrópicas. Na segunda-feira (19) foi aberto o credenciamento para entidades, que pode ser feito até 17 de outubro.

Segundo Maria Tereza Paschoal de Moraes, todo o início de ano letivo a fila é zerada, no entanto, no decorrer dos meses volta a ser formada. “Estamos tendo uma procura muito grande por vagas no pós-pandemia. No meio do ano não costumamos ter vagas, mas no início sim. É normal este movimento, pois a criança nasce e a família quer esperar para colocar na creche, espera acabar a licença-maternidade”, explicou a secretária municipal de Educação.

LEIA TAMBÉM:

= Alunos estrangeiros têm aula de língua portuguesa em Rolândia

As novas vagas serão para regiões prioritárias, ou seja, com maior demanda. É o caso dos bairros Parigot de Souza e jardim Paulista, na zona norte, e Igapó e Mazzei, sul. “As instituições podem alugar o prédio, fazer adaptações, desde que seja na região específica que estamos indicando e com especificidades, como lactário, banheiro adaptado com cuba, no caso dos bebês”, pontuou. As entidades já conveniadas podem participar do credenciamento.

O planejamento da secretaria – seguindo o Plano Nacional de Educação - é atender 50% das crianças 0 a 3 anos nas creches até o final de 2024. “Estudos mostram que o desenvolvimento infantil e a aprendizagem acontecem de 0 a 6 anos. A creche não é só cuidar, o que os professores fazem no dia a dia tem a intenção pedagógica", defendeu. A rede municipal tem aproximadamente 6.300 alunos em CEIs (Centros de Educação Infantil).

SALÁRIO CRECHES

Nesta semana, a prefeitura anunciou aumento de 25% no valor repassado por criança pelo poder público às instituições filantrópicas. As entidades passarão a ganhar R$ 52 milhões anuais ante R$ 39 milhões. O montante vai possibilitar o aumento real de 15% nos salários dos funcionários mais o reajuste da inflação.

Os professores das creches também passarão a ter 33% de hora atividade, como já acontece nas escolas e centros municipais. Com isso, espera-se criar mais 100 vagas de emprego. “O professor tem carga horária de 30 horas. Ele terá dez horas para preparar aula, estudo e, pelo menos, duas horas por dia outro professor vai assumir a sala dele para que ele possa fazer o planejamento”, detalhou.

CHAMADA PÚBLICA

Nesta sexta-feira (16) começa o chamamento público para famílias que vão buscar vagas para os filhos no P4, P5 e 1º ano da rede municipal em 2023. O prazo vai até 16 de outubro e os interessados precisam acessar o site da prefeitura (londrina.pr.gov.br).

A “pré-matrícula” é obrigatória para os alunos que já estudam na rede municipal e os que serão transferidos da particular. A Educação espera cerca de 15 mil cadastros. “Se a criança tem quatro anos e na escola em que estuda é ofertado o 1º ano, os pais sinalizam que querem continuar lá. Se não tem, os pais preenchem os dados e vamos utilizar o georreferenciamento para indicar a escola”, explicou Maria Tereza Paschoal de Moraes.

¨¨

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.