.
. | Foto: Diocese de Cornélio Procópio

O bispo emérito da diocese de Cornélio Procópio (Norte Pioneiro), dom Getúlio Teixeira Guimarães, 82, faleceu na manhã deste sábado (1º). Conforme informações da assessoria de comunicação da prefeitura do município, depois de um tratamento em Londrina, o bispo voltou a Cornélio e morreu no hospital da Unimed por complicações cardíacas.

O velório será na Catedral Cristo Rei, em Cornélio Procópio, iniciando às 15h. Será aberto ao povo, seguindo as orientações das autoridades sanitárias, devido à pandemia.

A missa exequial será na catedral Cristo Rei, no domingo (2), às 9h. Na sequência, o sepultamento será na própria catedral.

LEIA MAIS

Um bispo dedicado ao seu povo

TRAJETÓRIA

Imagem ilustrativa da imagem Morre bispo emérito de Cornélio, dom Getúlio Teixeira Guimarães

Terceiro bispo da diocese de Cornélio Procópio, dom Getúlio nasceu em 17 de outubro de 1937 em Cipotânea, Minas Gerais. A ordenação sacerdotal se deu em 4 de agosto de 1.966, em Barbacena (MG), e em 22 de março de 1981, aconteceu a ordenação episcopal em Ponta Grossa (Campos Gerais).

O papa João Paulo II o elegeu bispo residencial de Cornélio Procópio, e a posse foi em 20 de maio de 1984, com a presença de dom Carlo Furno, que era o núncio apostólico do Brasil na época.

Foram 30 anos à frente da diocese até que dom Getúlio passasse a ser bispo emérito, em 01/06/2014, com a posse do novo bispo, dom Manoel João Francisco. Desde então, vinha desempenhando seu pastoreio em todos os municípios que compõem o bispado regional.

De acordo com o site da diocese, nos anos em que foi bispo local, "dom Getúlio colocou em prática o seu lema: “Qui Pertransiit Benefaciendo” (Que passou fazendo o bem). Como pastor zelosíssimo pelo rebanho, incentivou o surgimento de vocações e não se cansou de convidar os leigos a assumirem o seu protagonismo dentro da Igreja".

Ainda segundo a publicação, as prioridades e destaques pastorais assumidos na caminhada evidenciaram a preocupação evangelizadora de dom Getúlio, que convocou e animou os diocesanos (as) para se doarem à missão e a dar um novo impulso à Evangelização.

.
. | Foto: Diocese de Cornélio Procópio

LUTO OFICIAL

O prefeito de Cornélio, Amin José Hannouche (PSDB), decretou luto oficial de três dias "em sinal de pesar e justa homenagem dos Poderes Executivo e Legislativo, e de toda a comunidade procopense", conforme decreto nº1886/20.

“Estamos profundamente consternados pelo falecimento de nosso bispo emérito, dom Getúlio Teixeira Guimarães. Ele já está com o Pai. Nós ficaremos com a saudade e a gratidão por tudo o que ele fez pela nossa comunidade cristã. Perdemos um grande pastor e uma figura importante em nossa comunidade. Dom Getúlio marcou história em nosso município e será lembrado por gerações como um sacerdote humilde e perseverante. Queremos expressar nosso profundo sentimento pela morte do bispo emérito Dom Getúlio a toda comunidade Católica, amigos, familiares e a todos que como nós, lamentamos sua morte”, disse o prefeito, por meio da assessoria.