Cornélio Procópio - A missão de dom Getúlio Teixeira Guimarães como bispo de Cornélio Procópio está chegando ao fim depois de 30 anos, um dos períodos mais longos de um bispado na história da Igreja Católica no Paraná. No próximo domingo de manhã, dom Getúlio vai transmitir o cargo a seu sucessor, dom Manoel João Francisco, que deixa a Diocese de Chapecó, Oeste de Santa Catarina.
O trabalho de dom Getúlio à frente da Diocese de Cornélio Procópio foi marcado pelo incentivo às vocações, em especial a vocação sacerdotal, e à participação do leigo na Igreja, principalmente com a criação de Comunidades Eclesiais de Base (Cebs) e grupos bíblicos de reflexão.
O reconhecimento desse trabalho está em uma carta de agradecimento encaminhada a dom Getúlio pela Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que engloba todas as dioceses do Paraná. "A gente procurou despertar a consciência dos leigos e leigas sobre a missão que todos os batizados têm na família e na sociedade", explica.
Dom Getúlio faz questão de destacar as visitas pastorais que fez às 25 paróquias nos 19 municípios que formam a diocese. Segundo ele, as visitas permitiram estar mais próximo dos fiéis e conhecer melhor cada comunidade. Estas visitas, por recomendação do Vaticano, devem ser realizadas a cada cinco anos.
E foi mantendo este tipo de contato que dom Getúlio pode observar duas grandes mudanças na sociedade nas últimas três décadas. A primeira foi o intenso êxodo rural verificado na região, o que, segundo ele, esvaziou o campo, acabou com algumas capelas e fez "inchar" as cidades. A segunda mudança, aponta, se deu no campo da tecnologia, com avanços que permitiram a comunicação entre as pessoas com mais rapidez.
Dom Getúlio reconhece que a própria Igreja está se modernizando e uma parte dela já utiliza as mais recentes formas de comunicação. Para ele, entretanto, nada deve substituir o contato pessoal. "A tecnologia ajuda muito, mas não se pode descartar a presença na comunidade que é, de fato, o lugar onde Jesus realiza a sua graça", afirma.
Na última semana, dom Getúlio Guimarães manteve as visitas às paróquias da diocese, mas com o objetivo de se despedir da comunidade católica da região. No domingo, ele presidiu uma missa em Ação de Graças e recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de Vereadores.

BISPO REFERENCIAL
Dom Getúlio é bispo referencial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e da Pastoral da Pessoa Idosa no Paraná há cerca de 10 anos e nos últimos dois anos se tornou bispo referencial também da Comissão Pastoral da Terra.
Ele renunciou à Diocese de Cornélio Procópio em outubro de 2012 quando completou 75 anos, idade limite para permanecer no cargo, de acordo com o Código de Direito Canônico. O bispo deverá continuar responsável pelos três organismos até que a Regional da CNBB no Paraná defina seus substitutos.
Como bispo emérito, Dom Getúlio continuará morando em Cornélio Procópio onde afirma ter "muitos amigos" e pretende continuar ajudando a Igreja "na medida do possível".