Moradores do jardim Pequena Londres, na zona leste de Londrina, estão insatisfeitos com o estado de uma área que seria destinada para uma praça no bairro, que é novo e fica perto do centro de treinamentos do PSTC. O terreno, na rua Francisco Gonzales Donoso esquina com a rua Izabel Gomes Colli, passou por uma revitalização recente, no entanto, ao invés de deixar o lugar mais agradável a situação piorou, de acordo com os relatos, gerando muita reclamação de quem achava que teria um ponto de lazer perto de casa.

Imagem ilustrativa da imagem Moradores reclamam de situação de área destinada à praça
| Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

A maior parte da grama que foi plantada não “pegou” e as placas estão ressecando. A calçada que recebeu piso tátil acumula terra e pedras, enquanto que a estrutura instalada para pessoas com deficiência visual não apresenta acabamento e já tem trechos afundando e com rachaduras. Às margens do meio-fio o panorama é ainda mais problemático. Entulhos se acumulam ao longo da rua e um bueiro está com a tampa quebrada, oferecendo riscos para pedestres, em especial crianças.

Segundo os vizinhos, os serviços começaram há cerca de quatro meses. “Levo meu cachorro para passear na praça e tem várias pessoas que vão com seus filhos e sentam nas novas cadeiras que colocaram, mas mesmo assim a praça ficou toda feia com essa bagunça e lixo. Do lado da praça tem um terreno, que, se vê, há meses não fazem nada e está aí abandonado”, constatou a publicitária Jenny Torres.

LEIA MAIS:

- Novo contrato de coleta de lixo em Londrina prevê mais garis

- Praça na zona oeste será revitalizada

A população do entorno diz que muitas pessoas já estão deixando de utilizar a área. “A impressão que dá é que fizeram (a reforma) porque tinham que fazer, não para deixar um ponto bom para o bairro. Está bastante bagunçado”, destacou um morador, que preferiu não ter o nome divulgado. “É importante ter fiscalização nesse tipo de situação, pois, o que parece é que está largada essa parte, já que ninguém deu uma explicação, não sabemos quem é o responsável por isso”, desabafou outra moradora.

“É triste, porque é nosso bairro. Dá vergonha de levar alguém para ficar ou sentar nessa praça feia. Que pelo menos retirem o lixo da pedra que ficou e que arrumem a calçada. Que façam algo bonito para todos os que moram aqui. Além da praça, tem um bosque (em frente) e com animais exóticos”, pediu Torres.

RESPONSABILIDADE

Procurada pela reportagem, a secretaria municipal de Obras e Pavimentação informou que a loteadora ainda não entrou com o pedido de aceitação junto à prefeitura, ou seja, a área ainda é de responsabilidade da empresa. A pasta destacou que já teriam algumas pendências que foram notificadas para correção.

A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) garantiu que não realizou obra recente no lugar e o que está previsto para os próximos dias é o corte do mato na região, assim como em outras localidades da zona leste.

A empresa responsável pela obra, HF Urbanismo, informou, na tarde desta segunda-feira (7), que uma equipe irá ao local na terça para executar o serviço e a limpeza final.

(Atualizada às 18h)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.