Cambé - A confluência entre a marginal da PR-445 e duas grandes avenidas em Cambé (Região Metropolitana de Londrina), ponto de grande congestionamento na região, acaba de ser alterada com a construção de uma rotatória. A solução para dar maior fluidez no trânsito já vinha sendo estudada pela prefeitura municipal há um certo tempo.

Imagem ilustrativa da imagem Moradores de Cambé sugerem instalação de semáforos em nova rotatória
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

No entanto, a mudança no cruzamento da avenida Gabriel Freceiro de Miranda com a rua Gabriel de Lara, a avenida Pedro Viriato Parigot de Souza e marginais da PR-445, nos jardins Santo Amaro e Novo Bandeirantes, tem dividido opiniões entre a população.

Enquanto alguns afirmam que a intervenção era extremamente necessária pelo alto fluxo de veículos e pedestres em horários de pico, outros apontam a necessidade de semaforizar a rotatória com o objetivo de "organizar" o trânsito. “Na minha opinião, ficou ruim. Precisa instalar um semáforo para ajudar na travessia de pedestres. Em horários de maior movimento a gente não consegue atravessar porque nenhum motorista para”, reclama Carolina Rodrigues dos Santos, que trabalha próximo ao local.

O autônomo Wagner Augusto Ferreira de Santana também defende a implantação de semáforos. “É para ficar mais organizado e todos conseguirem atravessar ou pegar a rotatória”, comenta.

MAIS MODERNO

A intervenção no trânsito acontece em frente a um posto de combustível onde Sérgio da Silva é gerente. Ele afirma que com novos empreendimentos residenciais e o hipermercado na av. Gabriel F. de Miranda, o movimento de veículos e pedestres aumentou consideravelmente. “Acho que se colocar um semáforo ali vai quebrar o fluxo e complicar tudo. Para mim, este trecho ficou mais moderno e não se trata da questão de ter uma rotatória ou não, mas dos motoristas terem consciência sobre o trânsito”, diz.

LEIA TAMBÉM:

- Moradoras de Cambé resgatam simplicidade de presépio

ESTUDO

O secretário municipal de Governo, Frederico Ferreira, explica que o projeto da rotatória elaborado pela Prefeitura de Cambé foi executado em contrapartida pelo hipermercado e uma construtora de empreendimentos residenciais, instalados na região. A obra contemplou ainda a duplicação de um trecho de 250 metros da avenida Pedro Viriato Parigot de Souza.

“A instalação desses empreendimentos aumentou e muito a circulação de veículos e pedestres neste trecho. Sabemos que toda mudança no trânsito carece de um tempo para adaptação de todos, mas a melhora é perceptível”, destaca. Sobre a instalação de semáforos, Ferreira diz que este tipo de sinalização prejudicaria o trânsito local.

“A rotatória serve para dar fluidez no trânsito e o semáforo, quando instalado, tende a prejudicar o fluxo de veículos. Precisamos avaliar com o tempo e com base em estudos técnicos, mas neste momento está descartada essa hipótese, dada as características do local”, justifica.

Ainda de acordo com Ferreira, cerca de 90% do projeto já está concluído. Ainda restam algumas adequações que, segundo ele, devem ser realizadas nas próximas semanas. “São algumas mudanças em relação aos pontos de ônibus, que estão muito próximos às esquinas. Quanto a isso, estamos em conversa com a empresa de transporte coletivo. Outro ponto é um recuo das faixas de pedestres na av. Gabriel F. de Miranda e adequação das calçadas em relação a acessibilidade para cadeirantes”, detalha.

O diretor do Departamento de Trânsito em Cambé, Fausto Anami, destaca que foi incluída uma "mão inglesa" na rotatória "que vai possibilitar que os motoristas façam uma conversão mais segura e que o fluxo de veículos fique contínuo e independente”, afirma.

Veja como funciona a 'mão inglesa' na nova rotatória:

NOVOS PROJETOS

O secretário municipal de Governo adiantou que Cambé deverá ganhar mais rotatórias em cinco pontos da cidade. As intervenções se somarão às 12 rotatórias já existentes. “Já estão sendo realizados os estudos necessários como contagem de veículos e de pedestres em pontos de grande fluxo, sendo dois na região central e as demais em regiões periféricas. Tudo para dar mais segurança ao trânsito”, diz.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.