Imagem ilustrativa da imagem Londrina terá semana mais fria do ano
| Foto: Micaela Orikasa/21-06-2021

As máscaras expostas nas bancas dos ambulantes que ficam no Calçadão de Londrina, no centro, ganharam “companhia”. Junto com o acessório agora podem ser encontradas luvas, toucas, meias, cachecóis e até agasalho para cães. A mudança na estratégia de venda não é por acaso, mas sim um retrato do que serão os próximos dias. O londrinense, assim como quem vive na região metropolitana, deverá ter a semana mais fria do ano.

Agrometeorologista, Angela Costa explicou que uma frente fria traz chuva neste início de semana, tendo na esteira uma massa de ar polar intensa, que será a grande responsável por derrubar as temperaturas em toda região Sul do País. “Devido ao deslocamento do centro mais intenso do sistema de alta pressão, que é o sistema que traz o frio, teremos temperaturas baixas. Quanto mais o centro se aproxima, maior será o frio”, detalhou a especialista, que atua no IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural) do Paraná.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina terá semana mais fria do ano
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

Nesta terça-feira (29), mostra o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a temperatura deverá variar entre 3º e 13º graus. No entanto, o ápice do inverno está previsto para quarta-feira (30), quando a meteorologia indica mínima de 1º grau e máxima que não passa dos 16º C. Até quinta (1º) não é esperada amplitude térmica e durante toda esta semana o termômetro ficará abaixo dos 30º graus.

O flerte do clima com o grau zero também traz o risco de geada, o que deixa os agricultores precavidos. “Temos o alerta geada voltado para a cafeicultura. Para as mudas recém-plantadas, com até dois anos do plantio, é muito perigoso. Vamos sugerir que os cafeicultores adotem medidas de proteção. Cada um usa o melhor método que terá dentro de suas condições”, destacou.

A geada mais agressiva é esperada na região Centro-Sul do Estado, enquanto que no Norte e Noroeste, onde existem muitas baixadas, que acabam protegendo os terrenos do vento, deverá ser com menor intensidade. “Será a semana mais fria do ano até agora”, sentenciou. Guarapuava (Centro) tem previsão de 1º grau negativo na quarta.

SAIBA MAIS:

- Abrigos em Londrina pedem doações de cobertores, toalhas e itens de higiene

- Especialistas ensinam a amenizar sintomas de dores crônicas no inverno

VAI UM CAFÉ?

Na visão da dona de casa Isolina Santos, o frio tem seus benefícios, principalmente na área da alimentação. “É oportunidade para tomar aquela sopa bem temperada, um caldo, chocolate quente antes de dormir”, sugeriu, já fazendo planos. “Vou garantir o mercado antes de quarta-feira", relatou. Quem comercializa bebidas quentes também sente o efeito positivo da friaca. “Aumenta muito a venda do cafezinho, café com leite, cappuccino”, contou Luana Ribas, que trabalha em uma lanchonete.

Mas também tem quem não goste nenhum pouco de conviver com as temperaturas baixas. “Frio é bom para quem não acorda cedo e pode ficar em casa o dia inteiro”, brincou o autônomo Alexandre Fabrício de Souza, que ainda disse não se sentir à vontade tendo que usar várias blusas.

BAIXA UMIDADE

De acordo com Angela Costa, a umidade relativa do ar deverá ficar mais baixa em razão da massa de ar polar. “Período que menos chove na estação do inverno é nos meses de julho e agosto. Às vezes tem exceção, mas na grande maioria das vezes, seguindo a climatologia, são nesses meses”, detalhou.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.