Em meio à grande procura pela segunda dose de reforço contra a Covid-19, a secretaria municipal de Saúde de Londrina vai realizar mais um mutirão no sábado (26), com cinco mil vagas. O agendamento já está aberto e pode ser feito no site da prefeitura (www.londrina.pr.gov.br/). A pasta vai aproveitar 11 UBS (Unidades Básicas de Saúde) que já irão abrir para uma ação do novembro azul para que também vacinem, principalmente no período da tarde.

LEIA TAMBÉM:

+ Cambé começa nesta terça a aplicar dose de reforço contra Covid

+ Anvisa aprova vacinas da Pfizer atualizadas para subvariantes da ômicron

Outro ponto em que as doses serão aplicadas é o Centrolab, na rua Benjamin Constant, que vai funcionar das 7h às 19h, com mil vagas. “O foco principal é a dose de reforço (quarta dose) para pessoas com 18 anos ou mais, no entanto, todos que estão dentro do calendário vacinal e ainda não receberam a dose, seja primeira, segunda ou terceira, terão oportunidade de fazer o agendamento”, destacou Felippe Machado, secretário municipal de Saúde.

Londrina recebeu nesta semana cerca de 15 mil doses para dar continuidade à vacinação. “Temos o compromisso da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) que numa eventual necessidade de doses extras haverá o encaminhamento para a cidade”, afirmou. Após as vagas para sábado serem totalmente preenchidas, a secretaria vai liberar a agenda da semana que vem, com o imunizante sendo oferecido em todos os postos de saúde.

ATENDIMENTOS

No fim de semana passado foram vacinados pouco mais de oito mil londrinenses. “O momento é de alerta. Temos identificado nas últimas semanas um aumento considerável no número de casos (de coronavírus), aumento na procura pelas unidades de saúde. Evidentemente que aquelas que se tornaram referência durante a pandemia acabam tendo uma busca maior”, alertou.

O número de atendimentos na rede municipal de saúde de pacientes com síndromes respiratórias aumentou 118% entre a terceira semana de outubro e o mesmo período de novembro. Boletim divulgado na sexta-feira (18) mostrou que a cidade teve na última semana 419 casos confirmados de coronavírus, quantidade que é superior a todo o mês passado, quando foram contabilizadas 247 positivações.

CONSCIENTIZAÇÃO

Especialistas têm ressaltado que a nova escalada de infecções pelo vírus SARS-CoV-2 vem junto com a descoberta de outra variante do coronavírus, chamada de BQ.1, uma subvariante da ômicron. Machado comentou que, por enquanto, não há nenhuma discussão a nível municipal para voltar com medidas restritivas, como a obrigatoriedade da utilização da máscara, e nem de promover uma nova reestruturação da rede de atendimento, com unidades exclusivas para casos suspeitos e confirmados.

“Para que não corra nenhum risco de ter que adotar outras medidas o caminho é a vacinação e estamos tendo essa oportunidade de vacinar nossa população. Se cada um fizer a sua parte, tiver o senso de conscientização, tenho certeza que muito em breve teremos como controlar o aumento de casos”, advertiu.

A Sesa publicou nesta semana uma resolução em que reforça a recomendação - e não obrigatoriedade – do uso da máscara, principalmente em locais fechados. Atualmente, o acessório de proteção só é indispensável em pessoas com sintomas ou confirmadas com a doença e dentro de serviços de saúde, como hospitais, clínicas e postos de saúde.

VACINA BABY

O mutirão do fim de semana será apenas para os adultos. A chamada vacina baby contra a Covid, para crianças entre seis meses e menores de três anos, segue sendo aplicada somente com agendamento nas UBS. Ainda têm 50 vagas disponíveis.

“Observamos que houve um aumento no número de cadastros. Quando iniciamos a vacinação tínhamos em torno de 700, 800 crianças. Esse número chegou a 1.400, entretanto, a procura pelo agendamento não está acompanhando a mesma velocidade”, ponderou o secretário de Saúde. O próximo envio de doses de Pfizer para esta faixa etária deve acontecer somente em dezembro.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1