A secretaria municipal de Saúde divulgou, em boletim nesta terça-feira (27), um novo caso confirmado de monkeypox, mais conhecida como varíola dos macacos. Não foram informados detalhes da situação do paciente. Desde que o primeiro registro do vírus foi contabilizado na cidade, em agosto deste ano, já são 13 positivações.

LEIA TAMBÉM: Hemocentro do HU tem queda de até 20% nas doações no fim do ano

Ao todo, o município tem 101 notificações, 75 casos descartados, cinco com diagnóstico inconclusivo e oito em que não foram coletados materiais para exames. Atualmente, nenhum morador está com suspeita da doença ou em isolamento por conta de contaminação.

NO PARANÁ

No Paraná, o último informe da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) apontou 283 casos da doença, sendo 15 mulheres e 268 homens. A maioria das positivações está concentrada na faixa etária entre 30 e 39 anos e na cidade de Curitiba, que corresponde a 71% de todos os infectados no Estado.

A monkeypox é transmitida por meio de contato direto ou indireto com sangue, fluidos corporais, lesões de pele ou mucosa de animais infectados. O período de incubação do vírus é de 6 a 13 dias, podendo variar de 5 a 21 dias. Entre os principais sinais estão febre, dor de cabeça, nas costas e musculares, inchaço dos gânglios linfáticos, falta de energia e erupções na pele, semelhantes com a do sarampo.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.