Um vídeo que viralizou nas redes sociais na noite de domingo (18) mostra um servidor da Prefeitura de Londrina agredindo com um tapa um homem com o braço esquerdo braço engessado dentro da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Centro Oeste, no jardim do Sol. Horas depois, o prefeito Marcelo Belinati informou que determinou o afastamento do acusado, apuração dos fatos e abertura de processo administrativo para procedimentos de responsabilização.

As imagens recebidas pela reportagem, gravadas por uma pessoa não identificada, mostram a vítima de agressão comentando algo. No entanto, a gravação inicia com o fim de uma frase: “...escuta, né?”. Em seguida, é possível ouvir outra voz masculina: “O que é que ‘tá pegando, cara?”. E um homem de jaleco branco surge, usando a mão direita para dar um tapa na face esquerda do rapaz. O servidor afirma que a pessoa estaria tentando agredi-lo dentro de uma sala no piso superior da unidade.

Veja o vídeo:

Na sequência, as imagens parecem ter sido cortadas. E o vídeo recomeça mostrando a porta de uma sala e muitos gritos. Uma voz feminina diz para outra pessoa de jaleco: “Isso não pode. Estão agredindo o cara aí dentro”.

Em seu perfil oficial do Facebook, Belinati afirma que “independente do que tenha ocorrido anteriormente (e que será apurado) nada justifica uso de violência”, e que “o gesto impensado acabou sendo uma agressão contra toda população de Londrina”. O prefeito comentou ainda que “o referido servidor é pago para servir a população e tem a obrigação de tratar a todos com respeito e dignidade, independente de raça, cor, credo ou situação financeira”.

“O município de Londrina tem quase 10 mil servidores que trabalham fazendo o seu melhor para bem atender e oferecer serviço de qualidade com muito respeito para com nossa população. É inadmissível que, entre tantos valorosos servidores, tenha alguém que extrapole de suas funções para agredir alguém. Na nossa administração jamais toleraremos esse tipo de comportamento”, finaliza a publicação.

.
. | Foto: Saulo Ohara/Grupo Folha 18-10-2018

A assessoria de comunicação da Prefeitura divulgou uma cópia do documento encaminhado por Belinati à Corregedoria Geral. Em ofício ao corregedor geral do Município, Alexandre Tranin, o prefeito encaminhou o vídeo gravado na noite de ontem na UPA do jardim do Sol, e solicita que sejam tomadas as seguintes medidas administrativas: afastamento imediato do servidor de suas funções, até que os fatos sejam rigorosamente apurados; e abertura de processo administrativo para averiguação do ocorrido e eventuais procedimentos de responsabilização.

LEIA MAIS:

Município de Londrina abre processo para apurar caso de paciente agredido em UPA

Autora de vídeo em UPA de Londrina contesta versão oficial sobre agressão