O boletim da Covid-19 divulgado nesta sexta-feira (18) pela Prefeitura de Londrina confirmou a tendência de aumento nos casos confirmados da doença na cidade, assim como vem ocorrendo em outras localidades do País. Em uma semana, o município registrou 419 pessoas infectadas com o vírus, número que é superior a todo o mês de outubro, quando foram contabilizados 247 diagnósticos.

LEIA TAMBÉM: Escalada da Covid-19 indica retomada de protocolos sanitários

Há cerca de três meses os informes da secretaria municipal de Saúde deixaram de ser diários e se tornaram semanais. A quantidade de doentes ainda cresceu 192% se comparado as três primeiras semanas do mês passado e o mesmo período de novembro. Foram 196 positivações contra 573. Em novembro, quatro pessoas perderam a vida para doença, enquanto que em todo o mês de outubro foram três mortes.

Secretário municipal de Saúde, Felippe Machado afirmou que os técnicos da pasta ainda farão uma análise epidemiológica do cenário pandêmico em Londrina. “Evidentemente que não somos uma ilha. O que está acontecendo em outros estados e cidades vai chegar em Londrina nos próximos dias”, alertou.

A nova escalada de infecções pelo vírus SARS-CoV-2 vem junto com a descoberta da outra variante do coronavírus, chamada de BQ.1, uma subvariante da ômicron. Especialistas têm destacado que as vacinas administradas têm proteção contra essa variante, entretanto, o nível de eficácia cai.

Machado ressaltou que a imunização contra a Covid-19 continua sendo umas das principais maneiras de combater o vírus e evitar que a doença se desenvolva para uma forma grave. “Se não tivéssemos baixado a guarda, talvez não teríamos essa subvariante e não nem margem para a reinserção do vírus. Temos pessoas que não se vacinaram, outras que faltam a segunda dose de reforço, até mesmo a terceira e quarta”, lamentou.

'SEM PÂNICO'

Junta-se à vacina os cuidados não farmacológicos, como utilização de máscara, principalmente em ambientes fechados, e a higienização das mãos. “O momento é de análise, não há que se falar em pânico”, frisou.

No sábado (19), o município inicia a aplicação da segunda dose de reforço, ou quarta dose, em dez mil londrinenses com 18 anos ou mais que fizeram agendamento prévio. Ficarão abertas, das 7h às 19h, 16 UBS (Unidades Básicas de Saúde).

PARA BEBÊS

Nesta sexta-feira o secretário anunciou a liberação da vacina contra Covid para crianças. Em setembro a secretaria abriu o cadastramento para imunizar crianças entre seis meses e quatro anos e nesta semana a Sesa (Secretaria de Saúde do Paraná) anunciou o envio das doses versão "baby" para os Regionais de Saúde.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.