As pessoas que receberam a primeira dose do imunizante contra a Covid-19, da fabricante Pfizer-Biontech, devem se atentar para o novo intervalo de tempo para a aplicação da segunda dose. A partir desta quarta-feira (6), a secretaria municipal de Saúde passa a contar oito semanas, ou 56 dias, de intervalo entre as duas doses.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina reduz para 56 dias intervalo para segunda dose da Pfizer
| Foto: Emerson Dias - N.Com

Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, a alteração deve-se a chegada de mais doses deste fabricante para o Município. “Era uma redução que o Ministério da Saúde havia indicado no início da vacinação, entretanto não nos enviaram doses suficientes para que essa mudança acontecesse. Por isso, fizemos a redução gradativamente: primeiro para 76 dias e, a partir de hoje, ficam 56 dias da primeira para a segunda dose”, explicou Machado.

Dessa maneira, as indicações de segunda dose escritas a lápis nas carteirinhas devem ser desconsideradas, pois passa a valer a lacuna de 56 dias a contar a data da aplicação da primeira dose. Para facilitar, o próprio sistema de informação usado pela Prefeitura de Londrina já foi atualizado. Quando a pessoa digitar seu CPF, no site do cadastro, a data da habilitação da segunda dose já estará atualizada para oito semanas. Com relação à segunda dose de Coronavac/Butantan e da Oxford/AstraZeneca continuam mantidos os mesmos intervalos.

HORÁRIOS ATÉ SÁBADO

Há horários e dias disponíveis para o agendamento da segunda dose abertos até este sábado (9). A recomendação da Secretaria de Saúde é que, caso o cidadão já tenha agendado para receber a vacina nesta semana, não mude a data da segunda dose, na tentativa de adiantar a aplicação, pois esse cancelamento pode fazer com que o cidadão acabe perdendo o horário que já tinha registrado.

LEIA TAMBÉM:

- Toledo terá estudo da vacina da Pfizer em população acima de 12 anos

TERCEIRA DOSE

No momento, em Londrina, estão sendo aplicadas doses de reforço (3ª dose) nos idosos com 65 anos ou mais, pessoas imunossuprimidas e nos profissionais de saúde. idosos, trabalhadores e profissionais de saúde devem ter contado o prazo de seis meses após o recebimento da segunda dose. Já os imunossuprimidos têm um intervalo de 28 dias, entre a segunda e a terceira dose.

Todos devem agendar um dia, horário e local para a aplicação do imunizante através do site da Prefeitura de Londrina. “Como se trata de uma dose de reforço e temos uma estrutura que é exemplo para outras cidades do Brasil, com várias possibilidades de horário e dias, isso nos permite que todos os profissionais de saúde tenham fácil acesso à dose de reforço. Nessa primeira etapa, são mais de 6 mil profissionais de saúde habilitados, com o intervalo de 6 meses da segunda dose”, completou Machado.

ADOLESCENTES

Além deles, a Prefeitura de Londrina já abriu cadastro para os adolescentes sem comorbidades, que têm de 12 a 17 anos, receberem a primeira dose. Até o momento, segundo dados da secretaria, 25 mil adolescentes já se cadastraram e agora aguardam o envio de doses pelo Ministério da Saúde. Quando as vacinas chegarem em Londrina, a SMS deve abrir o agendamento para a vacinação. (Com informações do N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1