Imagem ilustrativa da imagem Londrina celebra o amor do padroeiro Sagrado Coração de Jesus
| Foto: Guto Honjo

Nesta sexta-feira, dia 11 de junho, Londrina celebra o Dia do Padroeiro Sagrado Coração de Jesus, com uma programação especial na Catedral Metropolitana de Londrina. Haverá missas pela manhã, tarde e noite. Devido à pandemia do coronavírus, a tradicional quermesse com brincadeiras e barracas de alimentação, no entorno da Catedral, foi suspensa.

A primeira celebração, às 7h, será realizada pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz, com transmissão ao vivo pela TV Evangelizar. Também haverá missas às 15h e 18h. O padre José Rafael Solano Durán comenta que, logo após a última missa, velas serão acendidas nas escadarias da Catedral, em frente à Alameda Miguel Blasi. “É um gesto muito particular, em homenagem às pessoas que morreram em Londrina por causa da Covid”, diz.

Será um momento de reflexão para todos os londrinenses, que, segundo o pároco, devem aproveitar o feriado do padroeiro para lembrar o verdadeiro significado da data. “Se o coração de Jesus brota irmandade, quer dizer que somos chamados à unidade, a respeitar as diferenças, a vivenciar a pluralidade e a aproximação com as novas culturas. O coração não divide, sempre aglutina”, destaca. Neste ano, a novena tem como tema “Coração de Jesus, fonte de unidade, ternura e paz”.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina celebra o amor do padroeiro Sagrado Coração de Jesus
| Foto: Guto Honjo

LEIA TAMBÉM:

- O que abre e fecha durante o feriado de sexta-feira em Londrina

DEVOÇÃO

Londrina se tornou arquidiocese em 1957, durante o episcopado de dom Geraldo Fernandes e foi nessa ocasião que foi adotado o Sagrado Coração de Jesus como padroeiro da Arquidiocese, da Catedral Metropolitana e da cidade. “Na cultura cristã, quando os padres palotinos chegaram nesta terra trouxeram consigo a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Uma freira chamada Santa Margarida teve visões do coração de Jesus durante o tempo de oração e do coração saía uma luz especial, que envolvia todo o ambiente. A partir dali a Igreja entendeu que o coração de Jesus é sinal da misericórdia, bondade e amor”, comenta.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina celebra o amor do padroeiro Sagrado Coração de Jesus
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

A Catedral Metropolitana de Londrina possui duas imagens do Sagrado Coração de Jesus. A primeira chegou em Londrina em 1936 e a outra, em 1942.

SÍMBOLOS

Na representação do Sagrado Coração de Jesus, o coração está fora do peito, cercado de espinhos e ardendo em chamas. De acordo com a Catedral de Londrina, o coração fora do peito é um símbolo do amor de Deus por nós e a imagem dele ardendo em chamas significa que este amor está vivo e atual. O fogo também simboliza o fogo do Espírito Santo. Já os espinhos revelam a indiferença do povo ao seu amor, feriando seu coração.

SOLIDARIEDADE

Também em comemoração ao Sagrado Coração de Jesus, a Catedral de Londrina está arrecadando caixas de leite e alimentos não perecíveis como gesto concreto. As doações podem ser entregues na secretaria e serão destinadas às famílias atendidas nos projetos sociais assistidos pela Catedral.

"Uma Novena sempre é feita com uma intenção. Este é o nosso pedido, esta é a nossa ação. Vamos concretizar nossa oração através da ajuda aos mais necessitados, assim, queremos fazer chegar a verdadeira mensagem do Coração Misericordioso de Jesus à todos desta nossa cidade", diz o pároco.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina celebra o amor do padroeiro Sagrado Coração de Jesus
| Foto: Guto Honjo

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira, 11 de junho

7h – Missa com o Arcebispo Metropolitano de Londrina, dom Geremias Steinmetz, com a presença dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão de toda a Arquidiocese;

10h30 – Missa solene com dom Geremias Steinmetz junto de todo o Clero de Londrina e região. A celebração também será transmitida pela Rádio Alvorada;

15h – Missa com padre Paulo Henrique de Alencar, da Paróquia São João Batista (Bela Vista do Paraíso), com a participação do tradicional Movimento do Apostolado da Oração;

18h - Última celebração do dia com padre Wendel Perre dos Santos, Vigário da Catedral. Em seguida haverá uma homenagem às vítimas da Covid em Londrina

Sábado, 12 de junho

19h30 - Leilão Virtual de peças de decoração, itens de cozinha, eletrodomésticos, entre outros. Toda a renda será revertida para os projetos sociais e obras da Catedral Metropolitana. A comunidade pode acompanhar através das mídias sociais da Catedral (Facebook e Youtube).

*O número de participantes presenciais nas celebrações foi reduzido, mas a comunidade pode acompanhar as transmissões nas mídias sociais.

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1