A Prefeitura de Londrina informa como será o funcionamento dos serviços municipais durante o período de feriado do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da cidade de Londrina, celebrado nesta sexta-feira (11). A sede administrativa da Prefeitura ficará fechada, retomando os atendimentos na segunda-feira (14). Os serviços considerados essenciais à população, incluindo atendimentos de urgência e emergência, não serão interrrompidos.

Imagem ilustrativa da imagem O que abre e fecha durante o feriado de sexta-feira em Londrina
| Foto: Marcos Zanutto/ 26-09-2019

COMÉRCIO

Por meio do decreto municipal, está autorizada a abertura do comércio na sexta, das 9h às 18h. A liberação ocorreu, excepcionalmente, por conta do Dia dos Namorados, celebrado no sábado (12). Para fins de compensação, os estabelecimentos comerciais estarão fechados na próxima segunda-feira (14).

SERVIÇO ON-LINE

Devido ao processo de modernização do banco de dados da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, alguns dos serviços on-line ficarão inacessíveis, como o cadastramento para vacinação e a página do Profis (Programa de Regularização Fiscal). A manutenção está prevista para ocorrer entre as 19h desta quinta (10) e as 18h de sexta-feira (11), dia em que haverá mais intervenções.

SAÚDE

Para a vacinação contra a Covid-19, estarão abertos, das 8h às 19h, cinco locais: o Centro de Imunização, que funciona junto ao Centro de Convivência do Idoso – Norte (R. Luiz Brugin, 570, Conjunto Maria Cecília); UBS Jardim do Sol (R. Via Láctea, 877); UBS Eldorado (R. Tertuliano, 800); UBS Ouro Branco (R. Flor dos Alpes, 570); e UBS Alvorada (Av. Poços de Caldas, 85). Quem já teve seu cadastro eletrônico validado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pode agendar o recebimento de sua dose por meio deste link.

Imagem ilustrativa da imagem O que abre e fecha durante o feriado de sexta-feira em Londrina
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

As unidades exclusivas para síndromes respiratórias atenderão de forma escalonada, sempre das 7h às 19h. Na sexta-feira (11), estarão abertas as UBSs San Izidro (R. Maria José Carneiro, 85) e Milton Gavetti (Av. Humberto Puiguari Coutinho, 360). Já as UBSs Vila Casoni (Av. Dez de Dezembro, 580) e Ernani Moura Lima (R. Gerônimo Máximo, 30) funcionarão no sábado (12). No domingo (13), o atendimento ocorrerá nas UBSs Chefe Newton (R. Café Bourbon, 730) e Guanabara (R. Montevidéu, 605). Além disso, quem apresentar esses sintomas também pode comparecer à UPA Sabará.

A vacinação contra a influenza, realizada nas Unidades Básicas de Saúde de rotina, não acontecerá na sexta-feira (11), retornando na segunda-feira (14). Quem deseja agendar a dose deve fazer o contato telefônico com sua UBS de referência. No momento, estão sendo vacinadas crianças de seis meses a menores de seis anos; puérperas e gestantes; idosos acima de 60 anos; e professores.

As UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Sabará e do Jardim do Sol, assim como o PAI (Pronto Atendimento Infantil) estarão funcionando 24 horas por dia. O atendimento também ocorrerá normalmente no plantão do Caps 3, Maternidade Municipal Lucilla Balallai e Samu

O Pronto Atendimento do Jardim Maria Cecília (18h) abrirá das 7h à 1h, enquanto o PA do União da Vitória atenderá das 7h às 23h. A Policlínica, o Caps Infantil, o Caps AD e o Cidi (Centro Integrado de Doenças Infecciosas) estarão fechados e reabrem na segunda-feira

ASSISTÊNCIA SOCIAL

O Seas (Serviço Especializado em Abordagem Social) atenderá durante o feriado, das 9h às 15h, pelo telefone (43) 99991-4568.

Também estarão funcionando, em plantão de 24 horas, os Conselhos Tutelares de todas as regiões do município. É possível contatá-los por meio dos telefones gerais 125 ou (43) 99991-6752.

DEFESA SOCIAL

A Guarda Municipal continua atuando no feriado e no fim de semana, 24 horas por dia, sem alterações nos serviços. Toda a parte operacional, como patrulhamento de vias, prédios públicos e áreas de lazer prossegue, incluindo o videomonitoramento e atividades da Patrulha Maria da Penha. Da mesma forma, tem sequência o cumprimento dos decretos de combate à pandemia de Covid-19 Para chamados e denúncias gerais, a população pode entrar em contato pelos telefones 153 (GM) ou 199 (Defesa Civil).

CMTU

Os setores administrativos e de atendimento ao público estarão abertos até as 17h de quinta-feira (10), retornando ao expediente regular na segunda-feira.

TRANSPORTE COLETIVO

Na sexta-feira, os ônibus do transporte coletivo circularão com os horários normais dos dias úteis, assim como na segunda-feira (14).

FEIRA LIVRE

As feiras livres, feiras da lua e feiras gastronômicas terão funcionamento facultativo.

TRÂNSITO E RODOVIÁRIA

Os agentes municipais de trânsito vão atuar no monitoramento e fiscalização do trânsito em escala reduzida. E o Terminal Rodoviário de Londrina (TRL) manterá o serviço normal das equipes operacionais, com recesso apenas das atividades administrativas.

VARRIÇÃO E CAPINA

Os serviços de remoção de entulhos, varrição, desobstrução de bueiros, capina e roçagem do mato, conservação de lagos, entre outros, serão mantidos normalmente no feriado, assim como a coleta do lixo domiciliar

PEV

Durante a sexta-feira, os Pontos de Entrega Voluntária dos bairros Nova Conquista e Vista Bela permanecerão fechados para o recebimento de resíduos. O atendimento ocorrerá normalmente no sábado (3), com abertura das 8h às 15h.

COLETA SELETIVA

O recolhimento do material reciclável será feito de acordo com a escala de cada cooperativa. Coopernorth manterá o recolhimento na sexta-feira (11). Coopermudança, Coocepeve e Ecorecin vão adiantar o serviço na quinta-feira (10). Cooperegião, Refum e Cooperoeste fazem o recolhimento na segunda-feira (14). Mais informações no https://cmtu.londrina.pr.gov.br/ , na opção “Mapa da Coleta Seletiva”.

ACESF

Atendimento administrativo na sede da Acesf fica suspenso no feriado e será retomado na segunda-feira (14). No entanto, os atendimentos funerários continuam funcionando normalmente, 24h, todos os dias da semana. Informações gerais sobre os serviços da Acesf podem ser obtidas pelo site https://acesf.londrina.pr.gov.br/ .

FAZENDA

Não haverá atendimentos na Praça de Atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda, mas o sistema on-line segue disponível ao público para agendamento de horários e demandas diversas, incluindo parcelamento de IPTU, adesão ao Profis e outros débitos e taxas municipais. A página geral da Secretaria Municipal de Fazenda pode ser acessada clicando aqui.

TRABALHO, EMPREGO E RENDA

A Agência do Trabalhador (Sine) e demais serviços realizados nesta sede estarão suspensos no dia 11. Uma série de serviços continuam disponíveis para a população, por meio do Portal da Prefeitura, no endereço www.londrina.pr.gov.br/sine.

COHAB

Fechada na serxta, a Companhia de Habitação de Londrina volta a atender o público na segunda-feira (14). Durante o feriado, é possível encaminhar mensagens para o órgão por meio do formulário eletrônico (clique aqui).

SEMA

A sede da Secretaria Municipal do Ambiente ficará fechado no dia 11. E por conta da pandemia de coronavírus, o Parque Municipal Arthur Thomas permanece fechado para o público. (Com informações do N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1